Vídeo: leitura labial revela discussão entre Neymar e Samuel Xavier

Samuel Xavier e Neymar em Fluminense x Santos (Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.)

O clássico entre Fluminense e Santos, disputado no Maracanã no domingo (13), foi marcado por tensão dentro e fora das quatro linhas. Em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu por 1 a 0, com gol de Samuel Xavier aos 50 minutos do segundo tempo. Entretanto, o destaque da partida ficou por conta de uma ‘confusão’ envolvendo Neymar e o autor do gol.

Neymar, que retornava aos gramados após 42 dias afastado, entrou no segundo tempo e se envolveu diretamente em uma disputa acalorada com Samuel Xavier. Em uma dividida, o atacante do Santos acertou o rosto do lateral com uma cotovelada. Em seguida, visivelmente irritado, foi ao ouvido do jogador do Fluminense e o xingou. Pela atitude, o camisa 10 santista recebeu cartão amarelo.

O lance foi analisado por Gustavo Machado, especialista em leitura labial, que destrinchou o acalorado diálogo entre Neymar e Samuel Xavier. Veja:

Ao ser entrevistado após o jogo, Samuel Xavier evitou repetir os insultos. “Não dá para falar [o que Neymar disse], porque o horário não permite. É coisa de jogo, todo mundo quer vencer. Só não pode ter agressão, isso é falta de respeito”, declarou. O clima entre os dois seguiu quente durante o restante da partida.

Posteriormente, Neymar se irritou com um desarme de Xavier, que cortou uma de suas investidas ofensivas. Já nos acréscimos, o lateral-direito marcou o gol da vitória e comemorou gesticulando em direção à torcida, que, naquele momento, entoava cânticos ofensivos contra Neymar.

Ainda na noite de domingo, o Fluminense publicou em sua rede social uma provocação ao jogador do Santos utilizando emojis associados à comemoração característica de Neymar. A publicação, contudo, foi apagada pouco depois.

Apesar do episódio de tensão, Neymar deixou o estádio sendo cercado por torcedores. Com o resultado, o Fluminense somou seis pontos e subiu para a quinta colocação. Já o Santos permaneceu com apenas um ponto, ocupando a 18ª posição na tabela, dentro da zona de rebaixamento.