Emprestado pelo Palmeiras, ele está brilhando na Europa

Allianz Parque, estádio do Palmeiras (Foto: Reprodução/Palmeiras)

Revelado pelas categorias de base do Palmeiras, o goleiro Kaique protagonizou um capítulo marcante ao estrear pelo Farense no Campeonato Português com uma atuação decisiva, no último domingo (13). O jovem de 21 anos defendeu um pênalti na vitória por 1 a 0 sobre o Estrela Amadora, foi eleito o melhor em campo e reacendeu as expectativas quanto ao seu futuro, ainda indefinido, com o clube paulista.

Kaique foi emprestado ao Farense em junho de 2024 com o objetivo de ganhar experiência no futebol europeu. Contudo, ao chegar em Portugal, sofreu uma lesão no antebraço que o obrigou a passar por cirurgia e o afastou dos gramados por quase três meses.

“O processo de recuperação foi doloroso. Nunca havia me machucado e foi difícil ficar esse tempo maior parado. Foi tudo muito novo para mim”, contou. A volta aconteceu apenas agora, e o cenário não poderia ter sido mais simbólico.

A atuação de destaque na primeira divisão portuguesa reflete o esforço do atleta na fase de transição. “Sensação única. Muita felicidade por estrear na primeira divisão de uma liga europeia com defesa de pênalti, sendo o melhor em campo. Mais contente ainda por contribuir na vitória da equipe depois de 15 jogos”, afirmou o goleiro, que também explicou sua estratégia nas cobranças: “Estudo bastante os adversários e os batedores de pênalti, e acredito que nas cobranças faço mais a leitura do momento. Tenho tido sucesso.”

Antes da experiência europeia, Kaique somava 77 partidas nas categorias de base do Palmeiras. No elenco profissional, ocupou posições como terceira e quarta opção na meta alviverde. Campeão sul-americano sub-20 com a Seleção Brasileira, ele é considerado uma promessa do clube, mas seu próximo passo ainda está indefinido. O contrato de empréstimo com o Farense se encerra em junho, e até o momento não há definição sobre seu retorno ao Brasil ou a renovação com a equipe portuguesa.

“Essa parte deixo para o meu empresário resolver. Estou muito feliz no clube. Me abriu as portas para aparecer e desenvolver meu futebol”, comentou. Mesmo assim, ele prefere manter os pés no chão. “Ainda é cedo para afirmar se volto ou continuo aqui. Porém, o que o Palmeiras e o meu empresário decidirem, estarei preparado. Quero continuar trabalhando e evoluindo na minha carreira.”

Atualmente, o Farense ocupa a zona de rebaixamento do Campeonato Português, e Kaique estabeleceu como prioridade ajudar o time a permanecer na elite. “Foi um ano de amadurecimento e aprendizado. Trabalhei bastante e me preparei para viver grandes momentos. Agora é buscar ter novas oportunidades para deixar o Farense na primeira divisão”, concluiu.