Everton Ribeiro no Cruzeiro: a declaração de Pedro Lourenço

Pedro Lourenço (Pedrinho) (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

“Sonho de consumo”

Protagonista dos títulos do Campeonato Brasileiro de 2013 e 2014, o meia Everton Ribeiro é um antigo sonho de consumo do Cruzeiro e de seu atual proprietário, Pedro Lourenço. O meia vestiu a camisa celeste graças à Pedrinho, que ajudou financeiramente.

Após grande destaque no Coritiba em 2012, Everton Ribeiro despertou o interesse de grande clubes brasileiros, entre eles, o São Paulo. Com dificuldades financeiras na época, o Cruzeiro entrou em contato com Pedro Lourenço, que topou ajudar na negociação.

O meia, que na época tinha 23 anos de idade, foi contratado por R$ 4 milhões por 60% dos direitos econômicos. A negociação inclusive foi conduzida na época por Alexandre Mattos, que era diretor do clube e hoje é o CEO da Raposa. Em entrevista à Globo, Pedro Lourenço comentou sobre a situação.

“Foi numa sexta. Teve que fazer um negócio de depósito, tive que fazer depósito numa sexta, 17h. São muitas coisas que acontecem no Cruzeiro. Não emprestei dinheiro para ser dono do Cruzeiro depois”, disse Pedro Lourenço.

Cerca de dois anos depois, o Al Ahli, dos Emirados Árabes, acertou a contratação de Everton Ribeiro por 9 milhões de euros (R$ 25 milhões de reais na cotação da época). Com a camisa cruzeirense, o meia colecionou ótimos números e três títulos conquistados. Além de dois Brasileiros, o jogador também conquistou o estadual.  

O interesse do Cruzeiro em Everton Ribeiro vem de longa data, com várias sondagens feitas ao estafe do jogador ao longo dos anos. A busca continuou mesmo após a chegada da SAF comandada por Ronaldo. Em 2023, visando reforçar o elenco para a temporada seguinte, o clube voltou a consultar a situação do meia, informação confirmada pelo então diretor Pedro Martins.

“Eu ligo para muitos jogadores, para agentes, para buscar informação, preço. E a gente tem um orçamento, a gente não vai ferir o nosso orçamento, vocês já sabem como o Cruzeiro funciona, vocês já sabem que a gente não vai fazer uma loucura financeira por apenas um jogador”, disse o diretor.