Jogos na Europa sofrem mudanças após morte do Papa Francisco

A morte do Papa Francisco, ocorrida na manhã desta segunda-feira (21), provocou uma reação imediata no calendário esportivo da Itália. A Serie A, responsável pela primeira divisão do futebol italiano, decidiu adiar os quatro jogos restantes da 33ª rodada do Campeonato Italiano, em respeito à figura do pontífice, falecido aos 88 anos. A ação contou com apoio do Comitê Olímpico Nacional Italiano e da Federação Italiana de Futebol.

A princípio, o anúncio oficial da morte foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano, que declarou: “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco”. Segundo ele, “às 7h35 desta manhã (horário local), o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai”.

Com isso, os confrontos entre Torino x Udinese, Cagliari x Fiorentina, Genoa x Lazio e Parma x Juventus, que ocorreriam ao longo desta segunda-feira, foram remarcados para quarta-feira (23), às 13h30 (de Brasília). Conforme destacado pelas autoridades do futebol italiano, as partidas foram adiadas “a fim de que o país possa prestar as devidas homenagens” ao líder religioso.

A paralisação não se limitou apenas à elite do futebol. Também foram suspensos todos os jogos das divisões inferiores e das categorias de base, bem como competições esportivas de outras modalidades que ocorreriam em solo italiano nesta data. O Comitê Olímpico reforçou que a pausa era uma decisão simbólica, mas necessária, diante da importância do momento.

Papa Francisco

Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro papa latino-americano e também o primeiro jesuíta a ocupar o cargo máximo da Igreja Católica. Ele assumiu o papado em março de 2013 e ficou conhecido mundialmente por seu carisma, postura reformista e sensibilidade social. Recentemente, enfrentava problemas respiratórios e havia sido internado por quase 40 dias no Hospital Gemelli, em Roma.

Segundo o Vaticano, ele apresentava um quadro de pneumonia nos dois pulmões e anemia associada à baixa contagem de plaquetas. Ainda assim, seu falecimento causou comoção inesperada e imediata em todo o país.

Além de líder religioso, o Papa também era notório por sua paixão pelo futebol. Torcedor declarado do San Lorenzo, da Argentina, Francisco mantinha uma relação estreita com o clube desde a infância. Em 2008, recebeu uma carteirinha de sócio-torcedor em comemoração ao centenário da equipe. Já em 2014, após o título da Copa Libertadores conquistado pelo San Lorenzo, o papa recebeu o elenco e a taça no Vaticano, em um encontro considerado histórico.

Em homenagem ao torcedor mais ilustre, o clube argentino pretende nomear seu novo estádio como “Papa Francisco”, com início das obras previsto ainda para este ano, segundo informou Marcelo Moretti, presidente do clube.