Veja todas as vezes em que o Papa Francisco recebeu camisas do Flamengo

O mundo está em luto pela morte do Papa Francisco, que faleceu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos, vítima de pneumonia bilateral. O argentino, que esteve à frente da Igreja Católica por quase 12 anos, era conhecido por sua paixão pelo futebol e, em particular, pelo clube San Lorenzo (ARG). 

Porém, não só os argentinos, mas também os torcedores do Flamengo tiveram a honra de ver o Papa receber o Manto Sagrado em diversas ocasiões.

Camisas do Flamengo presenteadas ao Papa Francisco

Ao longo dos anos, o Papa Francisco recebeu a camisa do Flamengo em quatro momentos distintos. O primeiro presente aconteceu em abril de 2013, quando o então presidente Márcio Braga entregou o Manto Sagrado ao pontífice no Vaticano. 

Meses depois, em junho do mesmo ano, foi a vez de Zico, ídolo máximo do Flamengo, presentear o Papa com a camisa do clube durante a Jornada Mundial da Juventude, evento que reuniu milhares de fiéis no Rio de Janeiro.

O vínculo entre o pontífice e o Flamengo não se limitou ao ano de 2013. Em 2023, enquanto o Papa estava em seu tradicional ‘Papamóvel’, um torcedor rubro-negro teve a oportunidade de entregar a camisa do Flamengo ao líder religioso. 

Por fim, em 2024, o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, entregou o Manto Sagrado ao Papa Francisco durante um encontro no Vaticano.

Homenagem no Maracanã e relação com o Flamengo

Além de ser presenteado com a camisa do Flamengo em quatro ocasiões, o Papa Francisco também foi homenageado no Maracanã. Durante a sua visita ao Rio de Janeiro, em julho de 2013, uma enorme bandeira do Flamengo foi estendida no gramado do estádio, em uma saudação calorosa ao líder religioso. 

Esse gesto mostrou a afeição que a torcida rubro-negra tem por Francisco, que, apesar de sua devoção ao San Lorenzo, demonstrou carinho e respeito pelo Flamengo.

O Flamengo segue sua jornada na Libertadores

Com a perda do Papa Francisco, o mundo sente o peso da sua partida. No entanto, a rotina do Flamengo segue firme. O time entra em campo nesta terça-feira (22), pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, contra a LDU (Equador), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado. 

O Mais Querido do Brasil segue em busca de novos desafios, enquanto o mundo se despede de um dos maiores líderes religiosos da história moderna.