Filipe Luís defende jogadores criticados pela torcida do Flamengo

Filipe Luís desembarcando com a delegação do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/CRF
Filipe Luís desembarcando com a delegação do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/CRF

No empate sem gols diante da LDU, na noite de terça-feira (22 de abril), em Quito, pela fase de grupos da Libertadores, Filipe Luís surpreendeu ao escalar dois jogadores pouco utilizados em 2025: Ayrton Lucas e Evertton Araújo. A decisão do treinador chamou atenção, sobretudo porque ambos vinham enfrentando desconfiança por parte da torcida.

Após a partida, Filipe Luís não hesitou em sair em defesa dos atletas. “O Evertton estava bastante tempo sem jogar, correu o jogo todo, não errou quase nada, cortou muita bola perigosa… Eu sei que a torcida pega no pé, mas é um jogador muito importante”, declarou o técnico. Ele também ressaltou que ninguém é titular de uma competição como a Copa do Brasil de 2024 “por acaso”.

torcida do Flamengo no Maracanã (Foto:Adriano Fontes/Flamengo)

Aliás, o volante Evertton Araújo não atuava desde a derrota para o Central Córdoba, no Maracanã, no dia 9 de abril. Atualmente, ele enfrenta forte concorrência no meio de campo com Erick Pulgar, De La Cruz e Allan. Contudo, com o uruguaio e Allan poupados por conta da altitude, o jovem revelado pelas categorias de base teve nova oportunidade e chegou ao seu décimo jogo no ano.

Ayrton Lucas, por sua vez, já havia retornado aos gramados nos compromissos anteriores do Rubro-Negro, contra Vasco e Juventude. Ainda assim, enfrenta desafios para recuperar espaço na equipe. Durante seu período de recondicionamento físico, Varela foi improvisado e ganhou sequência. Além disso, Alex Sandro, o titular da posição, e Matías Viña estavam entregues ao departamento médico.

Enquanto Filipe Luís tenta ajustar o elenco e dar rodagem aos nomes menos utilizados, o Flamengo precisa lidar com a pressão dos resultados. Com o empate em Quito, o clube segue fora da zona de classificação no Grupo C, com quatro pontos. A LDU lidera com cinco, enquanto o Central Córdoba tem os mesmos quatro pontos, mas leva vantagem no saldo de gols.

O próximo compromisso do Flamengo será pelo Campeonato Brasileiro. O time recebe o Corinthians no domingo (27 de abril), às 16 horas (horário de Brasília), no Maracanã, pela sexta rodada. A volta à Libertadores está marcada para o dia 7 de maio, contra o Central Córdoba, na Argentina.