A escalação do árbitro Bruno Arleu de Araújo para o confronto entre Botafogo e Fluminense, no próximo sábado (26), às 21h, no Estádio Nilton Santos, já movimenta os bastidores da sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A escolha da Comissão de Arbitragem da CBF vem cercada de polêmicas, isso porque o juiz carioca estava afastado da Série A após uma atuação contestada no início da competição.
Notícias mais lidas:
Erros no jogo do Palmeiras custaram caro
Bruno Arleu foi colocado na famosa “geladeira” após a partida entre Sport e Palmeiras, válida pela segunda rodada. Na ocasião, o árbitro marcou dois pênaltis duvidosos a favor da equipe paulista. Um deles, sofrido por Flaco López, gerou revolta nos bastidores e foi classificado por muitos como escandaloso.
🚨 Botafogo x Fluminense: Bruno Arleu de Araújo será o árbitro da partida pic.twitter.com/taW3VfDdlp
— FluResenha (@resenhaflutt) April 24, 2025
Por isso, a Comissão de Arbitragem decidiu afastá-lo temporariamente. Vale destacar que medidas como essa são adotadas quando a entidade considera que o árbitro teve influência negativa no resultado de uma partida.
Retorno discreto antes da nova oportunidade
O árbitro voltou a apitar no último domingo, no duelo entre Athletico-PR e CRB, pela Série B. Antes disso, comandou o jogo entre Independiente e Boston River, pela Copa Sul-Americana, realizado no dia 8 de abril, apenas um dia após ser oficialmente afastado pela CBF.
Além disso, essa decisão da Comissão chama atenção porque recoloca Bruno Arleu em um clássico estadual logo após sua reabilitação. Cabe ressaltar que outros árbitros em melhor fase poderiam ter sido escolhidos para um confronto de tamanha relevância.
Rodada recheada de nomes de peso
Dessa maneira, a CBF manteve o padrão de escalar árbitros experientes para os principais jogos da rodada. Ramon Abatti Abel foi designado para Flamengo x Corinthians, Anderson Daronco apitará Ceará x São Paulo e Raphael Claus estará em Santos x Red Bull Bragantino.
Com isso, a entidade tenta garantir controle e qualidade na arbitragem. No entanto, a escolha de Bruno Arleu ainda gera desconfiança entre torcedores e dirigentes.
Sendo assim, o clássico entre Botafogo e Fluminense já começa tenso antes mesmo do apito inicial e dessa vez, a pressão estará também no comando do juiz.