A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tornou pública, na noite de domingo (27), a gravação das conversas entre o árbitro Ramon Abatti Abel e a equipe do VAR, liderada por Rodrigo D’Alonso Ferreira, durante o duelo entre Flamengo e Corinthians, realizado no Maracanã pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
Notícias mais lidas:
O lance que gerou discussão ocorreu aos 30 minutos do segundo tempo, quando o Flamengo já vencia por 3 a 0. Na jogada, Arrascaeta invadiu a área pela direita, aplicou uma finta entre as pernas de Igor Coronado e, logo em seguida, caiu no gramado com dores no tornozelo direito. Inicialmente, Ramon Abatti interpretou o lance como uma disputa normal de bola e mandou o jogo seguir.
Contudo, após ser alertado pelo árbitro de vídeo, o juiz foi chamado para revisar o lance no monitor. No diálogo divulgado, Rodrigo D’Alonso explicou: “A segunda pisada dele no chão… ele coloca a bola entre as pernas e sofre um calço. É necessário avaliar se o contato teve impacto”.
Abatti ainda argumentou que considerava a jogada como um contato de jogo, mas foi novamente alertado: “Você viu que há um contato de pé com pé? Quem encosta na bola é o atacante. É preciso avaliar o impacto, pois há um chute no pé dele”, disse.
Após rever as imagens, o árbitro mudou sua decisão. “Jogador totalmente imprudente. Ele chuta a bola, não acerta, e calça o adversário. Para mim é um calço imprudente. Vou voltar com a marcação do tiro penal sem a aplicação de cartão”, declarou Abatti Abel.
ALERTA DE POLÊMICA! 🚨 A CBF divulgou a análise do VAR no pênalti marcado sobre o Arrascaeta na vitória do Flamengo sobre o Corinthians no último domingo (27) no Maracanã, pelo #Brasileirão2025. E aí, torcedor, foi pênalti mesmo ou não? pic.twitter.com/Vea4wx8U16
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) April 28, 2025
Pênalti e goleada do Flamengo
A confirmação da penalidade resultou no quarto gol do Flamengo. Pedro foi para a cobrança, bateu firme no canto direito de Hugo Souza e sacramentou a goleada por 4 a 0. O goleiro ainda acertou o lado da batida, mas não conseguiu evitar o gol devido à altura da bola.
Com a vitória, o Flamengo alcançou 14 pontos e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Tite ultrapassou o Palmeiras, que havia sido derrotado pelo Bahia na rodada. Enquanto isso, o Corinthians, agora dirigido por Dorival Júnior, permaneceu na 12ª colocação, somando sete pontos.
Posteriormente, Flamengo e Corinthians terão compromissos pela Copa do Brasil. O clube carioca enfrenta o Botafogo-PB, na quinta-feira (01), no Castelão, em São Luís, enquanto a equipe paulista visita o Novorizontino, na quarta-feira (30).