Ancelotti comunica saída do Real Madrid

Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid (Foto: Reuters)

Carlo Ancelotti comunicou informalmente aos jogadores do Real Madrid que encerrará sua passagem pelo clube ao término da atual edição de LaLiga. Ou pelo menos é isso que garante a mídia espanhola. A decisão do técnico italiano foi compartilhada em conversas reservadas, nas quais, juntamente com seu filho e auxiliar, Davide Ancelotti, revelou a iminente saída da equipe merengue.

A princípio, Ancelotti pretendia permanecer até a conclusão do Campeonato Espanhol, cuja última rodada está marcada para o dia 25 de maio. Entretanto, a derrota para o Barcelona na final da Copa do Rei pode acelerar seu desligamento. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) monitora a situação de perto e há expectativa de uma reunião em breve, o que pode antecipar sua apresentação para a Data-Fifa de junho.

A Seleção Brasileira, que enfrenta Paraguai e Equador pelas Eliminatórias da Copa do Mundo na próxima janela internacional, vê em Ancelotti o nome ideal para substituir Dorival Júnior, demitido após a derrota para a Argentina por 4 a 1. O interesse da CBF, aliás, não é novo: em 2023, o presidente Ednaldo Rodrigues havia iniciado negociações com o italiano, chegando até a firmar um termo de compromisso sem validade jurídica.

Carlo Ancelotti mantém silêncio

Não há qualquer declaração pública de Ancelotti seja no sentido de deixar o Real Madrid ou assumir a Seleção. O que se sabe é que, anteriormente, o italiano já sinalizou disposição em dirigir a Canarinho. “Isso será um tema das próximas semanas, não de hoje”, declarou o treinador após a derrota na decisão da Copa do Rei.

A cúpula da CBF, liderada por Ednaldo Rodrigues e pelo coordenador executivo Rodrigo Caetano, trabalha intensamente para fechar a contratação antes da convocação de junho, cuja lista precisa ser enviada em meados de maio.

Entretanto, caso o acerto com Ancelotti não se concretize, o português Jorge Jesus, atualmente no Al-Hilal, surge como alternativa. A CBF, portanto, mantém conversas paralelas para assegurar que a vaga de treinador seja preenchida sem maiores atrasos, sobretudo porque o planejamento da equipe principal exige estabilidade para os compromissos que se aproximam.

Situação do Real Madrid

Enquanto isso, o Real Madrid também se movimenta. Para o Super Mundial de Clubes, previsto para iniciar no dia 18 de junho, contra o Al-Hilal, o clube espanhol cogita que o novo comandante da temporada 2025/26 já esteja no cargo.

Xabi Alonso, técnico do Bayer Leverkusen, aparece como principal candidato. Na ausência de um nome definitivo, Santiago Solari e Raúl González, ambos com passagem pelas categorias de base do clube, são opções consideradas para a função de forma interina.