O Flamengo passou à final da Libertadores com um verdadeiro baile no Maracanã. Após empatar por 1 a 1 na Arena do Grêmio, o Rubro-Negro poderia se classificar até mesmo com um empate sem gols. No entanto, na última quarta-feira (23), o que se viu foi um rolo compressor carioca amassar o Tricolor e vencer por 5 a 0 no templo do futebol nacional, e o expressivo triunfo não foi por acaso, principalmente contando a parte técnica e tática.
No duelo que reunia dois dos principais treinadores do país, Jorge Jesus mostrou que suas análises vão além do que se vê em campo. Isso porque, de acordo com informação a repórter Gabriela Moreira, do Globoesporte.com, o Mister definiu a forma que o Flamengo entraria em campo após ver declaração de Renato Gaúcho, ainda na coletiva depois do jogo de ida.
Na ocasião, o treinador da equipe gaúcha lamentou a apresentação realizada na Arena do Grêmio e declarou: “O Grêmio não vai jogar tão mal assim, principalmente no primeiro tempo, lá no Rio de Janeiro”. A partir disso, Jorge Jesus percebeu que o técnico adversário falava sobre uma mudança de postura que teria no Maracanã, postando seu time de forma mais ofensiva. Com isso, veio a ideia de, por exemplo, abaixar as linhas de marcação no início da partida e não fazer a famosa ‘pressão’, que já vinha como marca registrada do Flamengo de Jorge Jesus.
Agora classificado à final da Copa Libertadores da América, o Flamengo terá apenas mais um compromisso pela competição: o jogo decisivo ante o River Plate, no Estádio Nacional de Santiago, no Chile. O duelo está marcado para o dia 23 de novembro. Antes, o Rubro-Negro tem compromissos apenas pelo Brasileirão, com o primeiro deles sendo às 19h do próximo domingo (27), contra o CSA, no Maracanã. Com 64 pontos, o Fla é líder isolado, uma vez que tem dez a mais que o segundo colocado, sendo assim, uma nova vitória pode encaminhar ainda mais o título nacional.
Retirado de: Coluna do Fla