Vice-campeão da Copa Libertadores com o River Plate, o técnico Marcello Gallardo foi anunciado como o grande vencedor entre os técnicos no prêmio “Rei da América”, organizado tradicionalmente pelo jornal “El País”. O comandante dos Millionarios desbancou o oponente na finalíssima do torneio continental deste ano, o português Jorge Jesus, técnico do Flamengo, e venceu a eleição pelo segundo ano consecutivo.
A escolha dos melhores da América foi decidida por votação de jornalistas. Na ocasião, o comandante do River computou 216 votos, contra 133 de Jesus, que além de ter faturado a Libertadores, conquistou o Brasileirão e o Campeonato Carioca nesta temporada. Entre os treinadores brasileiros, apenas Tite foi lembrado, figurando na quarta posição, com apenas seis votos.
Veja todos os treinadores lembrados pelos jornalistas:
- Marcelo Gallardo (River Plate) – 216 votos (58%)
- Jorge Jesus (Flamengo) – 133 votos (36%)
- Miguel Ángel Ramírez (Independiente Del Valle) – 7 votos (1,5%)
- Tite (Brasil) – 6 votos (1,5%)
- Ricardo Gareca (Peru) – 5 votos (1,5%)
- Óscar Tabárez (Uruguai) – 2 votos (0,5%)
- Gustavo Quinteros (Universidad Católica), Alexandre Guimarães (América de Cali) e Miguel Herrera (América-MEX) – 1 voto (0,3%)
Votação popular
Na votação popular, no entanto, o resultado foi outro. Neste formato, o técnico Jorge Jesus apareceu com 63% dos votos, enquanto o treinador do River Plate tem 30% do quantitativo. A enquete promovida pelo periódico teve quase 170 mil participações. Campeão da Libertadores com o Grêmio em 2017, o técnico Renato Gaúcho também foi lembrado.
- Jorge Jesus (Flamengo) – 63%
- Marcelo Gallardo (River Plate) – 30%
- Gustavo Alfaro (Boca Juniors) – 3%
- Renato Gaúcho (Grêmio) e Miguel Ángel Ramírez (Independiente Del Valle) – 2%
Retirado de: Torcedores