O Flamengo trabalha com a convicção de que terá Gustavo Henrique à disposição na Supercopa do Brasil. Ainda à espera de um documento oficial do STJD, o Rubro-Negro prepara a equipe para enfrentar o Athletico-PR, domingo, às 11h (de Brasília), no Mané Garrincha, com a certeza de que o zagueiro terá a pena convertida em medidas sociais.
A confiança do Flamengo se dá pelo artigo 171, parágrafo 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Nele, há a possibilidade de o clube solicitar a conversão uma vez que a competição onde o atleta foi punido já está encerrada.
O Rubro-Negro aguarda um posicionamento oficial do órgão de Justiça para se manifestar, mas acredita que a partida que Gustavo Henrique ainda não cumpriu será transformada em pagamento de cestas básicas para algum hospital cadastrado para o STJD. Há ainda a expectativa de uma ação extra, utilizando a força da imagem do jogador e do clube, com cunho social (entregar pessoalmente o material, por exemplo).
Gustavo Henrique foi expulso pelo Santos em partida contra o Avaí, pelo Brasileirão. Após cumprir a suspensão automática, pegou mais um jogo de punição, mas seguiu em campo até o fim da competição por um efeito suspensivo.
O recurso no pleno do STJD foi negado em dezembro, com isso existe a pendência de uma partida de ausência. Por ter sido uma pena do Brasileirão, o Flamengo está certo da conversão.
Retirado de: Globo Esporte