O Flamengo quase conseguiu uma difícil vitória na partida de ida da decisão da Recopa Sul-Americana, em Quito, mas viu o Independiente Del Valle empatar aos 44 minutos do segundo tempo e decidirá o título no Maracança.
O primeiro foi quase totalmente dominado pelo Independiente Del Valle, que mostrou qualidade na transição e não se intimidou com a marcação pressão do Flamengo, que não teve o artilheiro Gabigol, expulso na final da Libertadores e cumprindo suspensão na partida desta quarta (19).
Sem dificuldades na saída de bola da defesa, o Del Valle conseguiu abrir o placar no início do jogo. O lateral-direito Murillo acertou bela cobrança de falta, Diego Alves não conseguiu chegar e o time equatoriano fez o primeiro do jogo.
A única chance clara de gol do Flamengo na etapa inicial saiu dos pés de Bruno Henrique, que disparou em velocidade após passe de Arrascaeta, driblou o goleiro Pinos e marcou o gol. O auxiliar marcou o impedimento, o árbitro acatou, mas o VAR analisou o lance e o jogo ficou três minutos paralisado até que a marcação de campo fosse confirmada.
O Flamengo melhorou na etapa final com a saída de Diego, que entrou como titular na vaga de Gabigol, para a entrada de Vitinho.
O camisa 11 rubro-negro conseguiu criar as principais jogadas da equipe nos primeiros dez minutos do segundo tempo, mas não conseguiu marcar.
O Del Valle, por sua vez, por pouco não marcou mais um aos 13 minutos, quando Guerrero recebeu em liberdade, invadiu a área, puxou para a esquerda, mas finalizou mal.
Quando o time equatoriano parecia melhor e quase marcou mais uma vez aos 19 minutos, com Gabriel Torres, que parou em Diego Alves, o Flamengo empatou.
Bruno Henrique recebeu de Arrascaeta pela esquerda, arrancou, invadiu a área e deu apenas um toque para tirar do goleiro Pinos. O problema é que o atacante rubro-negro sequer comemorou, já que se chocou com o arqueiro adversário e desabou. Prontamente o técnico Jorge Jesus sacou o jogador mandou Pedro a campo. O camisa 27 saiu direto do estádio dentro de uma ambulância.
A partir daí, o Del Valle voltou a buscar a vitória e assustou em jogadas de Pellerano, Jhon Sanchez e Franco.
Na parte final da partida, o Flamengo ainda perdeu o zagueiro Rodrigo Caio, que indicou lesão muscular e deu vaga a Thuler.
Aos 40 minutos do segundo tempo, o time brasileiro se sobressaiu e conseguiu uma virada que parecia improvável pelo caminho da partida. Vitinho, que mudou a partida quando entrou, fez jogada pela esquerda e cruzou para Everton Ribeiro. O camisa 7 girou e cruzou para Pedro, que apenas conferiu no meio da área.
Porém, três minutos depois, quando tudo parecia certo para o Flamengo, o Del Valle voltou a partir para o ataque e Rafinha cometeu pênalti em Murillo. Na batida, Pellerano deixou tudo igual e deu números finais à partida: 2 a 2.
Melhores momentos da partida:
Retirado de: Torcedores