Com a recente lesão de Rafinha, que ficou fora da estreia do Flamengo na Copa Libertadores da América, a saída de João Lucas, também lesionado, diante do Botafogo, no último sábado, e a necessidade de improvisar Berrío durante a partida, a diretoria rubro-negra decidiu intensificar a busca por um lateral-direito.
Desde janeiro, o Flamengo tinha na lista de reforços um jogador para a posição. O primeiro nome era Orejuela, que estava emprestado ao Cruzeiro pelo Ajax. A diretoria havia conversado com o atleta e entendia que o time celeste não tinha condições de exercer a opção de compra.
No entanto, o Cruzeiro encontrou um parceiro e decidiu comprar o jogador com o intuito de empresta-ló. Diante deste cenário, o Flamengo desistiu do atleta, pois não tinha interesse neste tipo de negócio. De lá para cá, seguiu mapeando o mercado e vetou a saída de João Lucas, que recebeu algumas propostas de empréstimo.
Titular da posição, Rafinha também expôs o desejo de ter um jogador com quem pudesse revezar, uma vez que entende não ter condições físicas de disputar 60 jogos na temporada. No meio de tudo isso, Jorge Jesus começou a treinar Berrío na lateral, posição em que o atacante passou a entrar nos últimos jogos.
Inicialmente, a diretoria havia diminuído a busca por um jogador na posição e só analisava nomes que eram oferecidos, mas nada agradou. Entendendo que a janela do meio do ano poderia ser mais proveitosa, manteve a calma, mas os recentes episódios e o desfalque importante de Rafinha foram suficientes para o Flamengo acelearr novamente esse processo.
Daniel Muñoz, do Atlético Nacional, chegou a ser alvo do time carioca, mas as altas cifras travaram as conversas. Veloz e com bom vigor físico, Muñoz é um jogador que chama bastante atenção como aposta na América do Sul.
Recentemente, Jorge Jesus falou abertamente sobre a espera de mais um reforço.
“Ainda falta um reforço. A gente procura o equilíbrio de todos os setores. É para a última linha, se aparecer uma boa possibilidade. Sem estarmos ansiosos, vamos ver se conseguimos”.
O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (11), diante do Barcelona, pelo segundo jogo da fase de grupos da Copa Libertadores. Em bom ritmo de recuperação, Rafinha está nos planos de Jorge Jesus para este confronto.
Créditos do texto: Raisa Simplicio/Goal