Dentro e fora de campo: 5 coisas que Jorge Jesus mudou no Flamengo

Jorge Jesus durante treinamento na academia do Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

O dia 1 de junho de 2019 marcou uma mudança no Flamengo. Foi nesta data que o time confirmou a contratação do técnico Jorge Jesus. Um ano depois, o sucesso é certo. O treinador imprimiu sua marca e conquistou duas taças importantes: Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América.

Desde que chegou, há um ano, o comandante promoveu uma série de mudanças no rubro-negro. Elas aconteceram não só dentro de campo, como a inclusão de Arrascaeta entre os titulares, mas também fora dele. A relação com a torcida foi algo marcante nesse período.

Por isso, o portal ‘Torcedores’ listou cinco coisas que Jorge Jesus mudou no Flamengo. Elas tiveram interferência direta no desempenho da equipe.

1) Estilo de jogo – A posse de bola e a troca de passes são duas características marcantes no Flamengo de Jorge Jesus. Uma equipe que sufoca os adversários, não os deixa jogar e cria várias chances de gol ao longo das partidas, muitas vezes conseguindo convertê-las.

2) Números – Tamanha superioridade dentro de campo só poderia ter reflexo nos números. Além dos dois títulos, o time rubro-negro também tem estatísticas esmagadoras. Em 2020, até a paralisação, foram 12 jogos, com 11 vitórias e um empate. Ano passado, 27 vitórias, oito empates e quatro derrotas.

3) Arrascaeta – Contratado a peso de ouro no início de 2019 junto ao Cruzeiro, o uruguaio não costumava ter muito espaço com Abel Braga. O então técnico utilizava Diego na armação da equipe. Entretanto, isso mudou com Jesus e o próprio Arrascaeta decolou no Flamengo. Até agora, são 61 jogos e 20 gols marcados.

4) Apoio dos jogadores – Nada seria possível se os jogadores não tivessem abraçado a ideia. O esquema proposto pelo português precisa que todos estejam engajados na causa. Foi o que se viu ano passado e também em 2020 graças ao desempenho rubro-negro dentro de campo.

5) Torcedores – A relação entre time e torcida foi outra coisa a mudar no Flamengo sob comando de Jorge Jesus. Parte dos torcedores não gostavam do jogo de Abel. A mudança aconteceu e o técnico passou a ser cantado no estádio com os gritos de “Mister, Mister”. Foi uma simbiose perfeita entre as partes.

Retirado de: Torcedores