Contratado pelo Flamengo em meados de 2019 por 11,8 milhões de euros (cerca de R$ 49,7 milhões na época), Gerson não demorou para se firmar na equipe. E foi além. Sua regularidade e, sobretudo, sua contribuição em vários setores do campo conquistou a nação. Não por menos o camisa 8 passou a ser chamado de “Coringa”.
O apelido se deu em virtude de uma entrevista do técnico Jorge Jesus. Após jogo contra o Grêmio, ainda no primeiro turno do Brasileirão, o português se mostrou impressionado com Gerson. Na partida, o jogador foi escalado para começar atuando pelo lado direito do ataque.
“Ele é um grande jogador e para mim funciona como um coringa. Ele é muito evoluído taticamente e me ajuda muito”, disse o Mister na ocasião.
Se for possível atribuir uma posição para Gerson no time do Flamengo, seria de segundo homem do meio-campo. Em outras palavras, formando dupla de volantes com Willian Arão. Porém, quando está em ação, o jogador de 23 anos mostra seu potencial para atuar em outros lugares.
Por isso a denominação de Jesus, que passou a utilizá-lo de maneira efetiva em várias faixas do campo. Por suas características, Gerson torna viável atuar como primeiro homem do meio ou mais avançado, se aproximando da área. Algo que não é novidade, pois na Itália – em Roma e, especialmente Fiorentina – o jogador já cumpria distintas funções.
Um exemplo é a última partida de Gerson antes da paralisação. No Maracanã, o Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 3 a 0 pela Libertadores. Algumas estatísticas, segundo o site Footstats, comprovam a importância do meia para o funcionamento da equipe.
Além de preencher vários espaços diferentes no campo (veja na imagem abaixo), os números mostram sua eficiência. Em posse de bola, Gerson foi o que mais teve entre todos os jogadores, com 8,21%. Além disso, deu 64 passes, ficando atrás apenas de Filipe Luís (68).
Nesta segunda-feira, foi noticiado o interesse de Chelsea e Borussia Dortmund pelo jogador do Flamengo. O contrato do jogador com o Rubro-negro vai até 2023, com multa rescisória estipulada entre 70 e 75 milhões de euros (cerca de R$ 370 milhões).
Retirado de: Torcedores