A decisão da Taça Rio, entre Fluminense e Flamengo, acontecerá na próxima quarta-feira, mas permanece a incerteza sobre como o clássico será transmitido o clássico. Em contato com a reportagem, a TV Globo reiterou que o contrato de transmissão por rescindido pela “quebra de exclusividade”, e que aguarda decisão judicial para definir se o Fla-Flu estará em sua grade no próximo dia 8.
O imbróglio entre a TV Globo, Flamengo e a Ferj, envolvendo o Estadual, teve início no último dia 18, com a publicação da MP 984, que altera a regra sobre direitos de transmissão no Brasil, garantindo ao clube mandante a condição de negocía-los da melhor forma que entender, inclusive optando pela transmissão própria. Foi o caso da direção do Rubro-Negro, único clube que não havia assinado com a emissora para o Carioca de 2020.
Respaldado pela MP, o Flamengo transmitiu, em seu canal no Youtube, o jogo contra o Boavista no dia 1º de julho. Na sequência, a Globo anunciou a rescisão do vínculo e que não transmitiria mais partidas do Carioca. Na última sexta, dia 3, a Ferj obteve uma liminar da Justiça que obriga a emissora a cumprir o contrato.
Assim, no domingo, o clássico entre Fluminense e Botafogo foi televisionado, e o Tricolor avançou para a decisão da Taça Rio. A outra semifinal, entre Flamengo e Volta Redonda, foi transmitida com imagens pela FlaTV e pela aplicativo MyCujoo, em parceria com o clube da Gávea.
Dentro deste cenário, há indefinição sobre a transmissão da final do segundo turno do Estadual, uma vez que o Flamengo não assinou contrato com a Globo e, até a publicação da MP 984, não poderia ter suas partidas transmitidas pela emissora. O mando de campo, contudo, foi sorteado nesta segunda-feira para o Fluminense.
Nota emitida pela Globo:
A Globo reitera que o contrato de transmissão do Campeonato Carioca foi rescindido pela quebra da exclusividade. A empresa já se manifestou no processo e aguarda a decisão judicial sobre o assunto.
Retirado de: Lance