A “FlaTV” virou assunto pelo país ao bater recordes de transmissão na internet após a MP 984 mudar os direitos de exibição de jogos de futebol. Emerson Santos, principal narrador do clube rubro-negro, falou ao ‘Lance’ sobre o desafio de levar emoção aos torcedores do Flamengo e contou qual a sua meta dentro da comunicação do clube.
— O meu maior desafio é que a “FlaTV” chegue no Top-1 de TVs de clube do mundo. Já estamos nos aproximando do Real Madrid, que é o segundo colocado e depois que venha o Barcelona (risos).
O Flamengo investiu em sua comunicação nas últimas temporadas. Com apresentadores, repórteres e locutores, a equipe atualmente é elogiada por fazer transmissões das partidas – com ou sem imagens. Isso ocorre principalmente depois que os novos direitos de exibição dos jogos abriram espaço para que os clubes façam suas coberturas.
O presidente Rodolfo Landim considerou a primeira partida exibida com imagens, na vitória por 2 a 0 sobre o Boavista, pelo Carioca, no início de julho, como “histórico”. Com isso, o Rubro-Negro larga na frente e já sonha em alcançar um patamar de clubes estrangeiros mais consolidados no assunto.
Emerson deixou uma dica para as equipes brasileiras que forem iniciar suas transmissões esportivas: precisam “apostar no torcedor”.
— O conselho é fazer sempre algo novo e com criatividade, falar a linguagem do torcedor de cada clube. Acredito que esse seja o formato pra identificação do torcedor com a TV do time de coração.
Anteriormente, por não ter acertado a transmissão do Carioca com a “Globo” – ex-detentora dos direitos da competição -, o clube já vinha transmitindo as partidas apenas por áudio. Emerson então ficou mais conhecido entre os rubro-negros. Mas, na partida contra o Boavista, a primeira pós-medida provisória, a audiência cresceu e ele sabia que a visibilidade seria maior.
Para “Emersonshow”, como ficou conhecido nas redes sociais, a equipe de comunicação “é muito unida – e isso é fundamental pro sucesso do projeto -, a estrutura é sensacional e o torcedor pode ficar orgulhoso”.
— Tivemos duas transmissões (contra Boavista e Volta Redonda) que foram elogiadas pela torcida e pela mídia. É uma responsabilidade muito grande, mas estamos bem preparados – disse ele na época.
Confira abaixo outras respostas do narrador:
Reconhecimento das arquibancadas
É uma das partes mais incríveis do trabalho (receber o carinho dos torcedores), a torcida realmente nos abraça. Eu recebo centenas de mensagens diariamente nas minhas redes sociais e eu costumo sempre interagir com a galera. Essa troca é importante demais e recebo muito bem o feedback do torcedor.
Emoção na partida contra o Boavista
Sem dúvidas, era uma transmissão super especial pelo fato de estar todos de olho na nossa transmissão. O preparo foi mais no estilo da narração da partida, normalmente transmitimos o jogo no ritmo de rádio, mas como teve a imagem a narração é mais cadenciada no padrão de TV.
Retirado de: Lance