Escolha do substituto de Jorge Jesus preocupa jogadores do Flamengo

Para receber orientações, jogadores do Flamengo fazem uma rodinha em um campo do Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Marcos Braz deve viajar à Europa entre terça e quarta-feira. Apesar de ter divulgado fotos no Instagram com seus dois passaportes, o brasileiro e o português, não dá para dizer que ele vai mesmo para Lisboa. Pode ser Madri, Londres, Roma… Não há um técnico igual a Jorge Jesus disponível no mercado. Mas já técnicos consagrados que podem chegar querendo impor sua autoria ao novo projeto e outros sem nome, capazes de entender a necessidade de apenas seguir o que foi feito, mas que podem não ter estofo para sustentar a pressão nas primeiras derrotas.

Esta preocupação também está presente no elenco. Os jogadores conversaram muito, antes mesmo da saída de Jorge Jesus, e entendem que o novo treinador deve ser alguém que mexa o mínimo possível no que foi feito, porque o time está encaixado em um sistema de jogo simples. Os jogadores entendem que jogaram mal contra o Fluminense, na final da Taça Rio, e que se fosse outro treinador haveria a natural comparação com o tempo de Jesus. “Sabemos que jogamos mal também com ele, mas a comparação será inevitável”, disse um jogador.

O natural é pensar em um português. Leonardo Jardim tem mercado e pretende permanecer na Europa. Marco Silva está desempregado e não tem nada a ver com o estilo de Jorge Jesus. Tem trajetória brilhante, desde a Segunda Divisão portuguesa, da qual foi campeão pelo Estoril. Depois, terminou em quarto lugar com o mesmo Estoril, foi campeão da Taça de Portugal pelo Sporting, fez bom trabalho no Everton, antes de ser demitido em 17o lugar em novembro.

Jesus durante um treinamento do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Mas o estilo é outro. Não pode ser por português. Tem de ser alguém que mantenha o jeito do time jogar. A sucessão de Jorge Jesus não será simples. O que dá para dizer com certeza é que o sucessor não será Jorge Sampaoli. Todo o restante, é difícil cravar.

Retirado de: Blog do PVC