Técnico espanhol ganha força no Flamengo

Rodolfo Landim durante entrevista coletiva na Gávea (Foto: Agência Foto BR)

No momento, o nome mais forte no Flamengo para assumir o posto deixado pelo técnico Jorge Jesus, que voltou para Portugal para treinar o Benfica, é Miguel Ángel Ramírez, do Independiente Del Valle, atual campeão da Sul-Americana, do Equador.

Ele ganhou força por conta da recusa do venezuelano/português Leonardo Jardim, que ficou cinco temporadas no Monaco (onde foi campeão francês em 2016/17), mas acabou demitido no fim do ano passado. Jardim foi indicação de Jesus e tinha agradado a maioria significativa da torcida.

Outro português longe Fla é Marco Silva, que também foi demitido (do Everton, da Inglaterra) no final do ano passado. Ele, ao contrário de Jardim, não gozava de moral com a torcida, foi consultado, mas depois descartado pela diretoria. Apesar disso, o Fla segue em busca de novo europeu para substituir Jorge Jesus, mas entende que a questão sanitária (que, alias, colaborou para a saída do Mister) é uma barreira importante.

Por isso e pelo fato de não querer brasileiros no comando, o Flamengo olha com carinho para Ramírez, que, curiosamente, também é europeu (espanhol). O que pesa contra ele é a inexperiência e a idade: 35 anos, a mesma de Diego Alves e Diego Ribas. De positivo, o fato do futebol equatoriano estar parado e a multa do comandante ser baixa: 500 mil dólares. Outro sul-americano consultado e que é um desejo do presidente Rodolfo Landim foi Marcelo Gallardo, do River Plate, mas ele não demonstrou empolgação.

Próximos passos

Dos técnicos que estão morando na Europa, os nomes mais cotados no Fla no momento são o português Carlos Carvalhal, atualmente no Rio Ave, e e o espanhol Domènec Torrent, indicado por Guardiola, sem clube. O Fla não tem pressa e quer fazer a escolha certeira. Há a possibilidade de que Marcos Braz, vice-presidente de futebol do clube, viaje à Europa ainda esta semana para tentar fechar com um técnico. Enquanto isso, o Rubro-Negro será comandado interinamente por Maurício Souza, do Sub-20. O primeiro treino após a conquista do Carioca será nesta quarta-feira à tarde, no Ninho do Urubu.

Retirado de: Esporte