Dos jogadores que brilharam em 2019, o Flamengo valorizou Gabigol, Bruno Henrique e Éverton Ribeiro, e deixou para o fim de 2020 o meia Gerson e o atacante De Arrascaeta, que marcou dois gols sobre o Bahia. O uruguaio, cujo contrato vai até 2023, já conversa através de seus representantes com a diretoria rubro-negra para ampliar o vínculo e ter a sua valorização.
Clube e o estafe de Arrascaeta entendem que uma saída só seria interessante em caso de proposta na casa dos 25 milhões de euros, o que hoje representa mais de R$ 150 milhões. No entanto, nada de interessante chegou para o Flamengo nem para o empresário do jogador de 26 anos, Daniel Fonseca.
Na conversa para renovar o vínculo, algumas questões contratuais terão que ser debatidas. Vale lembrar que o clube da Gávea pagou R$ 63,7 milhões para comprar o uruguaio do Cruzeiro, em 2019. Em janeiro, o Flamengo pagou os 18 milhões de euros por 75% (13 pelos 50% do Cruzeiro e 5 por 25% do Defensor do Uruguai).
No acordo com o time uruguaio, ficou combinado que se Arrascaeta jogasse um total de 4 mil minutos em cada temporada de seu contrato, o Flamengo seria obrigado a comprar mais 6,25% do seus direitos por 1,25 milhão de euros a cada ano. Mas em 2019 o jogador atuou em 52 jogos, e teve apenas 3703 minutos em campo.
Assim, caso Arrascaeta complete esta meta em 2020, o Flamengo passará a ter 81,25% de Arrascaeta, e não mais 75%. As partes aguardam o desenrolar da temporada para que a cláusula seja exercida ou não. A título de projeção, se atuar em todos os jogos do Brasileiro, o que é improvável, o jogador supera os 4 mil minutos. Mas há outras competições em disputa, e todas terminam apenas em 2021.
Caso não atinja o valor de minutos, o Flamengo continua com a opção de comprar o restante do passe do atleta que está com o Defensor, mas sem a obrigatoriedade. E a intenção é adquirir. Mas não há conversas nesse nível ainda. Depois de uma polêmica por supostamente se queixar da barração, Arrascaeta tem sido utilizado por Domènec Torrent nas partidas. E tem vontade de permanecer no Flamengo e no Rio de Janeiro.
Retirado de: Extra