Além do jogo contra o Palmeiras, em que o Flamengo pede no STJD o adiamento, o clube tenta se planejar para ter um time em campo na próxima quarta-feira, no Maracanã, contra o Independiente del Valle, pela Libertadores. A esperança é de contar com alguns dos atletas que testaram positivo para Covid no Equador.
Os jogadores realizaram o exame para o jogo contra o Barcelona no sábado, dia 19, e sete deram positivo – Bruno Henrique, Filipe Luís, Isla, Diego, Michael, Vitinho e Matheuzinho. Até a duelo com o Del Valle, na próxima semana, serão 11 dias. O vice jurídico Rodrigo Dunshee vê possibilidade de alguns atletas ficarem à disposição novamente.
– A legislação da Conmebol, e existe um precedente do Boca Juniors, diz que dez dias após o teste positivo automaticamente o atleta pode jogar, se o médico disser que não tem sintomas. Então, poderíamos ter jogadores que possam atuar. Por isso que a situação é diferente (do jogo contra o Palmeiras) – disse Dunshee durante participação no “Seleção SporTV”.
Pelas regras da Conmebol, para estar em campo o atleta tem que estar com o exame negativo até 24h antes da partida. Ainda seria necessária uma avaliação física da comissão técnica, já que os atletas estão sem fazer atividade no campo.
Apesar de a esperança de que cenário já ser melhor na próxima semana, o Flamengo tentou, sem sucesso, a inscrição de mais dez jogadores. A Conmebol alegou que o prazo já expirou e negou.
O Flamengo tem ao todo 16 jogadores infectados. Do elenco profissional, apenas dez estão à disposição. Sete deles já foram infectados: os goleiros César e Hugo Souza, o lateral-direito João Lucas, o lateral-esquerdo Ramon, o volante Gerson, o meia Arrascaeta e o atacante Lincoln.
Além deles, há os poucos que não foram infectados: o volante Thiago Maia, o meia Pepê e o atacante Pedro. Maia e Pedro, inclusive, estiveram no Equador e foram os únicos que testaram negativo nos exames de quarta-feira.
Em tratamento de lesão há três jogadores: Gabigol, Diego Alves e Pedro Rocha.
O elenco do Flamengo no momento (com reforços da base):
- Goleiros: Diego Alves (lesionado), César, Hugo Souza e João Fernando;
- Laterais: João Lucas, Ramon e Ítalo;
- Zagueiros: Noga, Natan, Otávio e Milani;
- Volantes: Thiago Maia, Gerson e Richard Rios;
- Meias: Arrascaeta, Pepê e Yuri de Oliveira;
- Atacantes: Gabigol e Pedro Rocha (lesionados), Lincoln, Pedro, Guilherme Bala e Rodrigo Muniz.
A lista dos jogadores do Flamengo que pegaram Covid-19:
- Diego Alves
- César
- Gabriel Batista
- Hugo Souza
- Isla
- João Lucas
- Matheuzinho
- Rodrigo Caio
- Léo Pereira
- Gustavo Henrique
- Thuler
- Filipe Luís
- Renê
- Ramon
- Willian Arão
- Gerson
- Gomes
- Vinicius Souza (já deixou o clube)
- Piris da Motta (já deixou o clube)
- Diego
- Arrascaeta
- Everton Ribeiro
- Gabigol
- Bruno Henrique
- Michael
- Vitinho
- Lincoln
Retirado de: Globo Esporte