Nesta edição do campeonato, o Flamengo já foi de possível rebaixado à favorito ao título e tem visto suas chances de reconquistar o Brasileirão oscilarem. Nas últimas rodadas, o time tem tentado voltar ao topo das probabilidades e assumir a primeira posição. No entanto, ainda há empecilhos.
O atual líder, São Paulo, possui 50 pontos totais, 5 a mais que o rubro-negro, e 4 de vantagem em relação ao Atlético-MG. O detalhe é que, diferentemente dos rivais, o time da Gávea possui um jogo a menos na competição, e poderá diminuir a diferença se vencer o Grêmio em janeiro, quando ocorrerá o duelo adiado.
Entretanto, o cenário que apontava chance quase absoluta de o tricolor ser campeão sofreu uma nova mudança de cenário. O clube paulista teve suas chances diminuídas e o Galo e o Fla aumentaram sua possibilidades de levarem a taça.
De acordo com o site Chance de Gol, após a 25ª rodada, o Flamengo possui 11,5% de chance de ser campeão brasileiro, contra 61,2% do São Paulo e 13,5% do Atlético. O Mengão também tem presença quase garantida na próxima edição da Libertadores, com a probabilidade ultrapassando a casa dos 90%.
Neste cenário, o elenco rubro-negro se prepara esta semana para enfrentar o Bahia no domingo (20), às 18h15 (horário de Brasília). A partida será importante para garantir a permanência do clube na briga pela liderança na tabela.