Mesmo com as adversidades passadas na temporada, o torcedor rubro-negro ainda possui motivos para ter esperança no octacampeonato, principalmente os supersticiosos. O fato se deve às semelhanças curiosas entre a atual situação do Flamengo no Brasileirão em relação à mesma rodada no ano de 2009.
Assim como nesta edição do campeonato nacional, em 2009 o Mais Querido não liderou a competição nas primeiras 36 rodadas, tendo chance de assumir a primeira posição na 37ª. Na penúltima rodada do ano no qual conquistou o Hexa, o Mengão venceu o Corinthians e contou com a derrota do São Paulo para o Goiás para chegar ao duelo final com vantagem.
Desta vez, o rubro-negro contou com uma grande arrancada nas rodadas anteriores para ter a possibilidade de chegar ao topo da tabela no próximo domingo. Em 2009, o elenco comandado por Andrade conquistou 40 dos 51 possíveis a partir da 22ª rodada. No mesmo período, a equipe sob o comando de Rogério Ceni teve o aproveitamento um pouco menor (38 pontos de 51).
A coincidência mais recente, e um pouco infeliz, envolve os desfalques por situações adversas. Na última quinta-feira (18), Willian Arão se acidentou no Ninho do Urubu e fraturou um dedo do pé direito, se tornando uma provável baixa no elenco (apesar do mesmo ter sido relacionado). Em 2009, antes do jogo da 37ª rodada, Adriano queimou o pé esquerdo em uma lâmpada e ficou fora do duelo.
Frente a estas coincidências, o Flamengo se prepara para enfrentar o Colorado no domingo (21), às 16h (horário de Brasília). O confronto ocorrerá no Maracanã e será transmitido pela TV Globo.