Algo que já era esperado por causa da rivalidade entre as duas empresas, Globo e Record vêm se estranhando nos bastidores por causa das imagens do Campeonato Carioca de 2021. Na quinta (4), a Globo creditou a Record em imagens sobre um jogo do Botafogo. Na sexta (5), a mesma partida teve menção à agência Sportsview e não para a concorrente.
Questionada pela coluna, a Globo disse que houve envio equivocado da emissora paulista. A Record informou que envia as imagens para todas as TVs diariamente e nega qualquer equívoco.
A coluna apurou que a Record tem um sistema pelo qual envia imagens de todos os jogos, exibidos ou não, para as TVs concorrentes diariamente. O “SBT Esporte Rio”, esportivo exibido também na hora do almoço da concorrente, por exemplo, mostrou imagens do Carioca 2021 com a marca da Record mesmo de jogos não exibidos em TV aberta.
A Globo não faz parte de um pool de emissoras de TV organizado pela Record que troca conteúdo de imagem do Carioca mediante créditos. Nesse grupo estão SBT e Band entre outras.
Procurada oficialmente pela coluna para falar sobre a questão do Carioca, a Globo disse que a Record enviou imagens equivocadamente de partidas que não exibia e que vai creditar a concorrente em partidas transmitidas por ela: “A Globo reitera seu respeito pelos exibidores das partidas do Campeonato Carioca, e qualquer imagem da competição será creditada normalmente a quem de direito. Demos crédito à Record nas imagens de Flamengo x Nova Iguaçu, e o mesmo será feito em todas as próximas partidas transmitidas pela emissora. No caso de Botafogo x Boavista, a Globo recebeu equivocadamente imagens da Record, que não exibiu o jogo. Hoje, foram entregues as imagens corretas da Sportsview, exibidora da partida”.
Curiosamente, o fato acontece depois de reclamações internas. Internamente, a Globo percebeu que a Record enviava imagens na qualidade inferior. Já a qualidade enviada pela Sportsview é superior ao material da Record na avaliação interna.
A Record também ficou insatisfeita internamente ao perceber que seu logotipo era ocultado pelo gerador de caracteres em programas da concorrente, como o “Globo Esporte”. Por causa disso, a TV de Edir Macedo tirou sua marca do canto inferior esquerdo e colocou na parte superior esquerda para assegurar que apareça na rival.
A maneira como as imagens eram creditadas pela Globo foi outro motivo de queixa nos bastidores. A concorrente usou TV Record em vez de Record TV, nome oficial da emissora paulista.
História antiga
Não é a primeira vez que Globo e Record se estranham por causa de imagens cedidas. Em 2012, a Globo não creditava a emissora por imagens das Olimpíadas de Londres, exclusiva da Record, e citava o COI para mostrar as competições em sua cobertura jornalística.
Na oportunidade, o canal paulista chegou até a fazer uma reportagem sobre violação de direitos da Globo em seus jornais. Para não creditar a Record na época, a Globo recorreu a fotos de eventos tiradas por agências de notícias.
Retirado de: Blog do Gabriel Vaquer — UOL