Após passar pouco menos de uma temporada defendendo o Gençlerbirliği na Turquia, Piris da Motta ganhou visibilidade e gerou interesse em outros clubes da região. Atualmente, o meia é visto como peça-chave no clube onde atua, o que atraiu olhares de outras equipes.
Neste contexto, de acordo com o filho de um dos dirigentes do time turco, o volante atraiu atenção de clubes locais e parte dos interessados já fizeram contato para saberem da situação do jogador. Entre os times que sondaram o atleta estão: Alanyaspor, Hatayspor, Karagumruk e Besiktas, atual líder da Liga Turca. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal Urubu Interativo.
O empréstimo de Piris ao Gençlerbirliği prevê vínculo do jogador com a equipe até maio de 2021. Após este período, o atleta retornará ao Flamengo, onde tem contrato até o fim de 2022.
A ida do jogador à Turquia gerou desvalorização do atleta no mercado. Enquanto atuava pelo rubro-negro, o volante estava avaliado em 2 milhões de euros (cerca de R$ 13,4 milhões). Hoje, o valor de marcado do jogador está avaliado em 1,3 milhão de euros (cerca de R$ 8,7 milhões).