Por conta das alterações em datas de partidas na temporada passada, o ciclo de 2020 foi encerrado já em fevereiro deste ano. Para tentar normalizar a agenda das competições a partir de 2022, foi definido que a temporada de 2021 terá menos tempo de duração, com as partidas sendo disputadas com intervalo mais curto entre elas.
Desta forma, para que a equipe principal pudesse descansar e se preparar na pré-temporada, o time alternativo atuou em todas os compromissos até então. Com calendário apertado, menos de um mês após o retorno do elenco, o Flamengo já terá que disputar sua primeira decisão.
A final da Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras, ocorrerá no dia 11 de abril, em pouco mais de uma semana. Em meio à correria, Rogério Ceni já possui uma lista com quatro atletas lesionados e que poderão estar indisponíveis para enfrentar o clube paulista.
O primeiro deles, e sem chance de retorno por agora, é Thiago Maia. O volante ainda se recupera da cirurgia realizada no joelho em dezembro do ano passado e não terá condições de participar da decisão. Além do camisa 33, outros três podem ser baixa no elenco: Pedro, Rodrigo Caio e Matheuzinho.
Sobre o zagueiro, o clube da Gávea publicou um vídeo atualizando a situação do jogador. Na ocasião, o Dr. Marcio Tannure afirmou que Rodrigo Caio sofreu lesão em uma das rodadas finais do Brasileirão passado. Porém, o atleta optou por permanecer atuando pelo Fla até o fim do campeonato, o que agravou seu caso. Atualmente, o camisa 3 realiza o processo de transição e faz pequenas atividades com bola.
No caso de Pedro e Matheuzinho, ambos atuaram em parte das rodadas iniciais do Carioca e se lesionaram em algum momento do jogo. O primeiro foi o camisa 21, que já desfalcou o time na rodada passada e segue tratando sua lesão no adutor da coxa.
Já o lateral sentiu dores na partida contra o Boavista, foi substituído por João Lucas e, em sua reapresentação no Ninho do Urubu, o jovem realizou exame e teve lesão no bíceps femoral da coxa direita constatada. O atleta já iniciou tratamento e, de acordo com o jornal O Dia, a lesão é considerada de grau 1 para 2 e, por isso, o jogador poderá desfalcar o elenco por cerca de 10 dias.
Com poucos dias restantes para a preparação, o Flamengo foca agora em seu compromisso desta semana, quando o rubro-negro enfrentará o Bangu. A partida ocorrerá nesta quarta-feira (31), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Municipal General Raulino de Oliveira.