Campeonato Carioca decide pelo uso do VAR na fases finais

Cabine do VAR no Maracanã (Foto: Marcelo Theobald)

Depois de 11 rodadas sem uso do VAR, as semifinais e finais do Campeonato Carioca de 2021 vão ter o árbitro de vídeo. Em reunião arbitral da Ferj, neste início de tarde de quinta-feira, Flamengo, Fluminense, Portuguesa e Volta Redonda, os quatro clubes classificados, aprovaram a utilização da ferramenta tecnológica na fase final.

A decisão foi por unanimidade dos quatro clubes. Com os quatro classificados definidos, ainda falta definir os confrontos, que saem nessa rodada final da Taça Guanabara. Volta Redonda e Flamengo se enfrentam no sábado, às 19h, no Maracanã. Quem vencer garante o caneco.

O Fluminense enfrenta o Madureira, domingo, às 11h, enquanto a Portuguesa, outra semifinalista, joga com o Boavista, também no sábado, 19h. Em caso de empate de Fla e Volta Redonda, o Fluminense é campeão da Taça Guanabara se vencer o Tricolor Suburbano.

As semifinais trazem confronto do primeiro colocado da fase de grupos (hoje, o Volta Redonda) o quarto colocado (Portuguesa) e do segundo e terceiro colocado. O que significaria um Fla-Flu.

O primeiro e segundo colocado levam vantagem para os duelos das semifinais.

A tabela da fase final

Semifinais
Confronto A: 1º colocado fase de grupos x 4º colocado fase de grupos
Data: primeira partida dia 1 ou 2 de maio; segundo jogo dia 8 ou 9 de maio.

Confronto B: 2º colocado fase de grupos x 3º colocado fase de grupos
Data: primeira partida dia 1 ou 2 de maio; segundo jogo dia 8 ou 9 de maio.

Finais
Confronto: vencedor A x vencedor B
Data: primeira partida 15 ou 16 de maio; segunda partida 22 ou 23 de maio.

Retirado de: Globo Esporte