Conforme publicado anteriormente, a diretoria do Flamengo avalia de forma positiva o retorno de Rodinei. De acordo com uma avaliação, realizada pelo rubro-negro, o empréstimo ao Internacional fez com que o atleta evoluísse comportamental, assim como taticamente. No time gaúcho, ele trabalhou com os seguintes treinadores: Eduardo Coudet, Abel Braga e Miguel Ángel Ramírez.
Outro fator que contribui para o seu retorno, é a questão financeira. Devido a crise global, o time Gávea não pretende fazer nenhum grande investimento, a não ser que alguma venda significativa seja sacramentada. Dito isso, o salário de 200 mil reais é tido como uma boa relação de custo-benefício.
Por fim, mas não menos importante, a questão de Mauricio Isla ser frequentemente lembrado por Martín Lasarte, durante as convocações do Chile, também foi levada em consideração. Atualmente, Rogério Ceni conta com apenas duas opções para a lateral direita: Isla e Matheuzinho. Afinal, João Lucas, foi emprestado ao Cuiabá.
Marcos Braz fala sobre o retorno:
Recentemente, Marcos Braz, concedeu entrevista a Rádio Tupi e aprovou o retorno de Rodinei:
— O jogador pegou mais rodagem, mais experiência. Daqui a um mês acaba esse contrato. O Inter faz uma oferta pelo jogador ou ele vai retornar imediatamente após o término. O jogador tem seis anos de contrato (desde sua chegada). Fizemos um empréstimo com um valor que se o clube pagar, passa o jogador para o clube. Se não pagar, o jogador volta. É o que vai acontecer se o Inter não pagar.
Leia também: Clubes têm dívidas de R$ 10 bi e abismo para Flamengo e Palmeiras