Renato diz que o time do Flamengo não entrou de salto alto

Renato Gaúcho observa os jogadores do Flamengo durante um treinamento no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Sobre a goleada que o Flamengo levou neste domingo, do Internacional, pelo Brasileirão em pleno Maracanã (4 a 0 , sua primeira derrota desde que assumiu o comando da equipe rubro-negra), Renato disse que a semana dedicada exclusivamente aos treinos não tirou o ritmo do grupo e que o bom retrospecto de vitórias não criou um excesso de confiança.

— Nós não entramos de salto alto. A gente tem treinado, o grupo está bem. No Brasil, se você ganha, você é bom. Da noite para o dia, quando você não ganha, você não é bom. Nós não temos no Brasil nem no mundo uma equipe imbatível. Hoje nada deu certo. Acontece. Se tivéssemos aproveitado as duas primeiras oportunidades, o jogo seria diferente. O Internacional aproveitou os contra-ataques, achou seus gols e venceu a partida.

Além de amargar a derrota, o técnico demonstrou irritação com a equipe de arbitragem.

— Durante a partida, eu falei pro árbitro que ele estava falando muito com os jogadores. Árbitro tem que apitar o que ele vê. E tem a ajuda do VAR.

Renato apoiou a sugestão de Zeca, lateral-esquerdo do Vasco, que, após a derrota para o São Paulo, em 4/8, disse que os árbitros também deveriam dar entrevistas coletivas, como os jogadores e os treinadores. Renato encampou a ideia.

— Se o treinador erra, tem que se explicar. Se o jogador erra, tem que se explicar. Se o árbitro erra, não. É muito fácil: o árbitro erra numa partida, não dá entrevista e em outro jogo já está apitando. A CBF deveria repensar isso.

Sobre a expectativa para o próximo jogo, na quarta-feira (11) contra o Olimpia (Paraguai), pela fase de quartas de final da Libertadores (jogo de ida, em Assunção, Renato disse que o time está preparado.

— Pode ter certeza de que o Flamengo é o Flamengo. Quarta-feira é outra competição e o Flamengo será diferente do que foi hoje. Eu sempre falo: quando as equipes vão enfrentar o Flamengo, o pessoal muda a tática, o esquema de jogo, alguns jogadores porque conhece as dificuldades de enfrentar o Flamengo. Todo mundo vai dar a vida contra o Flamengo.

Retirado de: Jogada 10