Apesar da derrota sofrida no último final de semana, o início de trabalho de Renato Gaúcho pelo Flamengo é bom. E além, do que o bom desempenho, o treinador recuperou o ambiente no Ninho do Urubu.
Boas resenhas, tranquilidade para os jogadores, mas também cobrança: o perfil de Renato chegou a surpreender algumas pessoas do dia a dia do clube. Uma fonte confidenciou ao site Goal que Renato, apesar do personagem, cobra bastante a parte tática dos jogadores.
A diferença, no entanto, é que o comandante gosta de conversar com os jogadores, entender as preferências e o que eles se sentem confortáveis a fazer dentro de campo. Por isso Willian Arão voltou a ser volante, posição que sempre deixou claro ser a sua preferida.
No setor defensivo, além de passar confiança a jogadores questionados, Renato também procurou entender de que lado os zagueiros gostam mais de atuar, como no caso de Gustavo Henrique. E a própria comissão técnica já vem sentindo os efeitos do novo comando.
O ambiente no Ninho do Urubu
Se com Rogério Ceni o ambiente no Ninho do Urubu estava bem desgastado, principalmente com os profissionais da comissão técnica do clube, a relação de Renato Gaúcho com os funcionários do futebol vem se tornando cada vez mais próxima.
Renato dá liberdade para que os profissionais do clube participem bastante. Na parte física, por exemplo, Alexandre Sanz, preparador do Flamengo, é quem comanda os trabalhos. Há ótima conexão também com o departamento médico e a fisiologia, que tem sido importante nas decisões do treinador de poupar um ou outro atleta.
Com os jogadores, o clima também é bem leve e de descontração, mas Renato usa isso para cobrar ainda mais dos atletas. Ele tenta instigar os atletas a entregarem cada vez mais, incentivando as disputas e também usando o sucesso de sua carreira.
Renovação de contrato
Com o contrato até dezembro, Renato Gaúcho já mira a continuidade no Flamengo. Por duas vezes, o comandante já brincou com a renovação. Ele não esconde de ninguém que se sente realizado no clube.