Na última quarta-feira (11), o Mais Querido goleou o Olimpia fora de casa e garantiu ampla vantagem para o jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores. Com o placar final de 4 a 1 a seu favor, o rubro-negro saiu vitorioso de sua agitada visita ao Paraguai.
Contudo, embora os números da partida sugiram uma vitória com folga do clube de Assunção, o cenário do jogo foi bem conturbado. Além de um dos atletas ter se acidentado e saído de ambulância ainda no primeiro tempo, o elenco do Fla foi alvo de falas preconceituosas por parte da torcida paraguaia.
Durante o duelo, vários torcedores do Olimpia que ocupavam as arquibancadas cometeram injúrua racial contra o elenco rubro-negro. Em meio a isso, Vitinho marcou o último gol do confronto e fez uma comemoração inesperada.
Após fechar a conta no Estádio Manuel Ferreira, o camisa 11 do Flamengo comemorou seu tento imitando um macaco. O gesto foi copiado e acompanhado por seus colegas de equipe.
Veja a comemoração:
Após o fim da partida, o treinador rubro-negro também se manifestou sobre o caso. Em entrevista coletiva, Renato Gaúcho contou ter cobrado uma atitude ao quarto árbitro e reforçou a importância de situações como esta serem denunciadas.
— Infelizmente tem acontecido no mundo a injúria racial. Cobrei muito o delegado do jogo. Eles vão tomar as devidas providencias, pois isso choca. É muito triste que aconteça no mundo todo. É importante a gente cobrar isso, que as autoridades tomem as providências. Fiz a minha parte em campo, agora é com a diretoria.
Desta forma, o Flamengo aguarda e se prepara para receber o Olimpia na próxima quarta-feira (18), às 19h15 (horário de Brasília), em jogo decisivo por uma vaga nas semifinais do torneio. Enquanto isso, o elenco treina para enfrentar o Sport no domingo (15), às 16h (horário de Brasília), pela 16ª rodada do Brasileirão.