A TV Globo viu seu público de esportes cair mais e mais nos últimos anos. As transmissões de partidas ficaram menos populares entre os telespectadores e trazem temores à emissora, que aposta no Flamengo para voltar a ficar em alta.
De acordo com estudo divulgado pelo Ibope na Grande São Paulo, principal referência para o mercado publicitário, o balanço das primeiras 15 rodadas do Brasileirão não atendem às expectativas. Neste período inicial da competição, a média de audiência é de 18,3 pontos.
Os números são baixos, se comparados com a mesma fase do torneio em 2020 e 2019, quando a Rede Globo registrou 21,1 e 23,0 pontos, respectivamente. Com as 11 partidas dos finais de semana, a emissora tem média de 17,9 pontos. No meio de semana (quarta e quinta), a emissora melhora um pouco sua média, atingindo 19,5 pontos.
Dos dados computados até o momento, um fato chamou atenção. Os clássicos paulistas não encheram muito os olhos do público de São Paulo, mas o duelo entre Flamengo e Palmeiras, pela primeira rodada do Brasileirão, bateu o recorde da capital e registrou 23 pontos.
Neste contexto, a estratégia da Globo é de focar em jogos do Mais Querido. Por conta disso o jogo do rubro-negro contra o Ceará, marcado para o dia 22 deste mês, teve data e horário alterados para serem inseridos no horário nobre do canal aberto. Antes, a partida estava marcada para acontecer no sábado, às 21h. Contudo, de acordo com a nova escala, o embate ocorrerá no domingo, às 16h.
Antes disso, porém, o Flamengo terá outro adversário na competição. O duelo contra o Sport, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, ocorrerá no próximo domingo (15), às 16h (horário de Brasília). A partida será transmitida pela TV Globo e pelo SporTV no Rio de Janeiro. Nos demais estados, assim como no Distrito Federal, a disponibilização do confronto ficará por conta do Premiere.