Hoje no Grêmio, Rafinha se consolidou como um dos ídolos contemporâneos do Flamengo por seu ótimo futebol, liderança e sua personalidade forte. Ele fez parte do time multicampeão em 2019 e falou sobre o período em que esteve no clube.
Em entrevista concedida ao canal ‘Duda Garbi’, ele comparou a passagem pelo clube carioca com a época do Bayern de Munique, clube alemão que defendeu de 2011 até 2019, e disse que em os jogadores já entravam em campo sabendo que sairiam vitoriosos.
— Vivi em 2019 um pouco do que vivi na Alemanha, já entrava em campo sabendo que ia ganhar.
O lateral também tocou em um assunto polêmico para muitos torcedores brasileiros que exaltam o Mundial de Clubes da FIFA. Baseado no período em que atuou na Europa, onde inclusive foi campeão Mundial pelo Bayern em 2013, ele afirmou que os europeus não dão importância para a competição como os brasileiros.
— Os europeus tão cagando e andando pro mundial. Eu sei porque vivi isso aí no Bayern, disse o atleta.
Rafinha deixou o Rubro-Negro para defender o Olympiakos, da Grécia, que deixou no início da temporada de 2021 para voltar ao Brasil e jogar pelo Grêmio após as negociações pelo seu retorno ao Rio de Janeiro fracassarem.
Retirado de: TNT Sports