Recuperação do gramado do Maracanã entra na reta final; veja fotos

Interior do estádio Maracanã (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

A recuperação do gramado do Maracanã entrou na semana final. A previsão é que o campo, cujo último jogo foi no dia 12 de agosto, volte a ficar disponível para receber partidas a partir do dia 31. Em comunicado, a assessoria do estádio deu detalhes do processo de replantio, destacou que está alinhada com as diretorias de Flamengo e Fluminense e que o trabalho tem como objetivo fazer com que o novo gramado “resista com qualidade até o fim da temporada”.

Os responsáveis pelo estádio destacaram também que o Maracanã é um dos três estádios mais utilizados do Brasil. Até o momento foram realizados 45 jogos somente em 2021, o que equivale quase ao número de partidas de uma temporada inteira da Europa. Antes do fechamento para a recuperação, gramado do Maraca foi alvo de críticas de jogadores pelas suas condições.

Confira o comunicado da assessoria do Maracanã na íntegra:

Após 12 dias de trabalho diário, a recuperação do gramado do Maracanã chega na sua reta final. Nesta quarta-feira (25/08), já com a ryegrass germinada e a grama bermuda com densidade ideal, teve início a fase de cortes. No primeiro foi feito o rebaixamento da altura do campo. Nos cortes subsequentes, já com a máquina helicoidal, o campo será rebaixado lentamente até chegar na altura ideal para as próximas partidas. A iniciativa da Gestão Maracanã, alinhada com as diretorias de Flamengo e Fluminense, tem como objetivo recuperar as condições do gramado para que o mesmo resista com qualidade até o fim da temporada.

Até o momento já foram realizadas as seguintes atividades dentro do cronograma de recuperação do campo: descompactação de todo o gramado, raspagem das linhas de marcação do campo, aeração com pinos sólidos, topdressing, correção do micronivelamento, aplicação de fertilização foliar, calcário, adubação granular e pulverização de outros produtos. Até a próxima segunda, os funcionários da Greenleaf complementarão a intervenção com duas adubações: uma granulada, amanhã (26/08), e outra foliar, sábado (28/08).

Vale lembrar que o Maracanã é um dos três estádios mais utilizados do Brasil. Até o momento foram realizados 45 jogos somente em 2021, o que equivale quase ao número de partidas de uma temporada inteira da Europa. Com a chegada da primavera, a expectativa é de um clima mais ameno e com mais incidência da luz solar. Desta forma, o campo estará em melhores condições para os clubes nas fases decisivas das competições em curso.

Veja as fotos abaixo:

Gramado do Maracanã (Foto: Luã Vitor/Maracanã)
Gramado do Maracanã (Foto: Luã Vitor/Maracanã)
Gramado do Maracanã (Foto: Luã Vitor/Maracanã)

Retirado de: Globo Esporte