Renato Gaúcho chegou no Flamengo há pouco tempo e já caiu nas graças da torcida rubro-negra. A assertividade do técnico em suas opções táticas traz de volta a equipe multicampeã e culmina em vitórias maiúsculas do clube.
O último duelo do Mais Querido foi um excelente exemplo do trabalho que Portaluppi tem feito. Após ter um de seus jogadores expulso ainda no primeiro tempo, o comandante analisou o jogo e realizou mudanças logo no intervalo.
Com isso, o elenco, que já contava com uma alteração por conta da saída de Bruno Henrique, voltou com configuração um pouco diferente. Assim, o Flamengo retornou à campo sem Diego e Arrascaeta e com Matheuzinho e Thiago Maia no lugar.
As mudanças preocuparam a torcida, já que o time tinha passado sufoco na primeira parte do confronto e não estava produzindo bons frutos. Depois destas mudanças, a equipe ficou mais ofensiva e Bruno Viana marcou o primeiro gol do jogo. Mas a alteração mais significativa aconteceu apenas aos 31 minutos finais.
Renato tirou Everton Ribeiro e acionou Vitinho, que comandou a partida até o fim. O camisa 11 concedeu assistências a Michael e Rodinei, que entrou já aos 41 minutos do segundo tempo. O atacante fechou com chave de ouro e marcou seu próprio gol no minuto final da partida.
Desta forma, o treinador não só conseguiu manejar o time com um a menos, como também goleou o tricolor e se aproximou da classificação às semifinais da competição. O resultado surpreendeu até o mais otimista dos flamenguistas e foi intensamente elogiado.