Clubes da série A decidem entrar com ação contra o Flamengo

Reinaldo Belotti (esquerda), Rodolfo Landim (centro) e Rodrigo Dunshee de Abranches (direita) (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Desde que o Flamengo informou sobre a decisão da prefeitura do Rio de Janeiro de permitir eventos-teste com o retorno parcial de público no Maracanã, o clube se tornou um alvo de grande parte dos times da série A.

Em reunião realizada nos últimos dias, as equipes decidiram pedir ao STJD a revogação da liminar que dá ao rubro-negro o aval para receber torcida. Desta forma, elas se organizam para formalizar um pedido até esta sexta-feira (10).

O argumento inicial será de que a CBF tem uma parcela de autonomia para deliberar sobre o assunto do público, uma vez que é a entidade organizadora das competições nacionais. Na visão dos clubes, o Mais Querido corre paralelamente aos interesses comuns e não deveria receber público enquanto todos os demais tivessem a mesma possibilidade.

Vale salientar que 18 dos times estão de acordo e assinarão o documento que será enviado à justiça. A exceção é o Atlético-MG, que também possui a mesma liminar que o Flamengo e informou que pretende utilizá-la para abrir parte das arquibancadas em Belo Horizonte.

Neste sentido, há a esperança destas equipes que o processo seja rápido, uma vez que o primeiro evento está marcado para a próxima quarta-feira (15), quando o rubro-negro enfrentará o Grêmio. No tocante ao confronto, vale ressaltar que dirigentes gremistas já chegaram a dizer que o tricolor não entrará em campo se tiver torcida no Maracanã.

Cabe destacar que, na mesma reunião em que os dirigentes das equipes decidiram mover uma ação contra o Fla, também foi discutida a possibilidade de criar uma punição para o Mais Querido, caso violasse o acordo entre os clubes. Entretanto, não foi encontrada uma forma viável de definir a questão naquele ambiente de discussão.