A Central do Apito entrou em ação na vitória do Flamengo por 2 a 0 contra o Grêmio pelas quartas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. Após lance polêmico dentro da área do Grêmio, o zagueiro Kannemann acertou a perna esquerda do Gabigol, e derrubou o atacante do Flamengo.
Os comentaristas de arbitragem da TV Globo e do SporTV entenderam que a penalidade deveria ter sido marcada, mas que por ser um lance de interpretação, o VAR seguiu a decisão de campo do árbitro Rodolpho Toski Marques.
O lance ocorreu aos 4 minutos da segunda etapa. Gabigol dominou a bola próximo à pequena área, de costas para o gol do Grêmio, e ao fazer o pivô para o lateral-direito Matheuzinho, ele foi tocado na perna esquerda, e derrubado pelo zagueiro Kannemann.
Na central do apito, durante a transmissão do Premiere, o comentarista de arbitragem Sandro Meira Ricci entendeu que foi pênalti.
— A gente vai ver na transmissão, o Kannemann acerta a perna esquerda do Gabigol. Olha só, ele tenta atingir a bola, e acaba acertando a perna esquerda do Gabriel. Para mim a penalidade tem quer ser marcada.
Sandro ainda afirmou que o VAR checou o lance, mas que o VAR errou ao seguir a decisão do árbitro Rodolpho Toski Marques.
— O VAR checou o lance e respeitou a decisão de campo. Mas a decisão de campo foi equivocada. Para mim é um lance que o VAR tinha que atuar, porque a gente viu na imagem que o Kannemann não atinge a bola, atinge só o Gabriel. Por isso, penalidade. E com a evidência que a gente viu na repetição, não tem diálogo que permita que o VAR não chame o árbitro – completou.
Durante a transmissão da TV Globo, a comentarista de arbitragem Fernanda Colombo também afirmou que o pênalti deveria ter sido marcado.
— Foi pênalti, Luís. A gente viu ai que o Kannemann não acerta na bola. Quem acerta na bola é o Gabigol. Por isso pênalti, Luís.
Com o resultado de 2 a 0 no jogo de hoje, o placar agregado ficou em 6 a 0 para a equipe carioca. Os dois gols foram marcados pelo atacante Pedro. O Flamengo venceu a primeira partida contra a equipe gaúcha por 4 a 0, na Arena Grêmio. Na ocasião, o time carioca jogou uma grande parte do jogo com um a menos, após a expulsão do lateral-direito Isla. Os gols da primeira partida foram de Bruno Viana, Vitinho, Rodinei e Michael.