Flamengo possui o elenco mais caro do mundo entre clubes fora da Europa

Bruno Spindel, Rodolfo Landim e Marcos Braz apresentam David Luiz como novo reforço do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

O Flamengo passou por processo de reestruturação nos últimos anos e se organizou o bastante para que possa investir em seu elenco. Desta forma, o clube realiza movimentações estratégicas e contrata reforços de peso para o time.

Na última semana, o Rubro-negro teve mais uma tentativa bem sucedida e trouxe David Luiz para seu plantel. Com esta novidade na equipe, o Mais Querido se tornou o clube com elenco mais valioso entre clubes fora da Europa, com time avaliado em 147,75 milhões de euros (cerca de R$ 916 milhões na cotação atual). Os dados foram retirados do site Transfermarkt.

Mas o Fla não para por aí, com o valor citado acima, o clube da Gávea também entra no Top-10 de equipes mais valiosas fora as 5 principais ligas europeias (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França). Desde que contratou o zagueiro ex-Arsenal, o Flamengo se tornou o décimo time mais caro.

Elencos mais caros do mundo fora das cinco principais ligas:

  1. Ajax (Holanda) – 343,2 milhões de euros
  2. Benfica (Portugal) – 286,50 milhões de euros
  3. Porto (Portugal) – 262 milhões de euros
  4. Sporting (Portugal) – 191,1 milhões de euros
  5. Shakhtar Donetsk (Ucrânia) – 184 milhões de euros
  6. Zenit (Rússia) – 173,7 milhões de euros
  7. PSV (Holanda) – 158 milhões de euros
  8. RB Salzburg (Áustria) – 152,4 milhões de euros
  9. Brugge (Bélgica) – 150,3 milhões de euros
  10. Flamengo (Brasil) – 147,75 milhões de euros

No tocante ao cenário continental, o Mais Querido é seguido pelo Palmeiras, que possui elenco avaliado em  143,20 milhões de euros. O terceiro do ranking é o River Plate, com time estimado em 103,93 milhões de euros. Com a chegada de Diego Costa, o Atlético-MG subiu muitas posições na lista e agora tem o 4º elenco mais caro.