A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) estuda esticar o calendário do futebol nacional até quase a virada de 2022, segundo apurou a ESPN Brasil.
Com os adiamentos de jogos causados pelas convocações da seleção brasileira e também pelo retorno de público nos estádios, a diretoria de competições da entidade já sabe que não conseguirá finalizar o Campeonato Brasileiro na data prevista, que era 5 de dezembro.
Com isso, a previsão é que a rodada final do Brasileirão ocorra agora em 19 de dezembro, com a CBF usando mais quatro datas para encerrar o torneio de pontos corridos. O objetivo da Confederação é acelerar e acabar com a Série A o quanto antes, para que depois seja decidida a Copa do Brasil.
A estimativa da organização é que as finais acontecem em 22 e 29 de dezembro, duas quartas-feiras, com a competição mata-mata sendo encerrada entre o Natal e o Ano Novo.
Vale lembrar que isso também afetará o calendário de 2022, que será ainda mais curto do que o normal devido à realização da Copa do Mundo do Catar, que acontecerá entre os meses de novembro e dezembro, no Oriente Médio.
Isso fará com que os campeonatos estaduais sejam iniciados ainda em meados de janeiro, o que forçará muitos clubes grandes a jogarem o início das competições com equipes formadas por atletas das categorias de base, já que os elencos principais estarão cumprindo férias.
Cabe também salientar que o calendário de 2021 foi afetado pela pandemia de COVID-19, já que, com a paralisação do futebol no ano passado durante meses por causa da pandemia, a temporada de 2020 só foi encerrada no início de março.
Retirado de: ESPN