Jorge Jesus teve uma passagem relativamente curta pelo futebol brasileiro. No entanto, o período pareceu o suficiente para que o português elevasse o nível do futebol brasileiro Rubro-Negro. Porém, o treinador pensa em um cenário mais amplo e afirmou em uma de suas entrevistas que mudou o futebol brasileiro.
De acordo com Mister, o jogador brasileiro tem qualidade e conhecimento do que fazer com a posse de bola, mas encontra grande dificuldade para agir sem o domínio. O técnico terminou seu argumento sobre o assunto dizendo que mudou esta realidade em sua passagem pelo Fla.
– O jogador brasileiro, quando tem a posse de bola, não se preocupa. Ele sabe conviver com a bola, independente do fato de ter um, dois ou três jogadores marcando. Mas é preciso saber jogar sem a bola. Os jogadores brasileiros não conheciam tão bem o jogo sem bola. Que a tática é tão importante quanto a parte técnica. Foi preciso muito trabalho para fazê-los entender. Sem vaidade, isso começou a mudar depois da nossa passagem pelo Brasil.
O argumento é apoiado por Luiz Roberto. Em participação no podcast “A Mesa”, o narrador analisou os deslizes de Flamengo e Atlético-MG na rodada do último fim de semana e relembrou da declaração de Jorge Jesus. Neste sentido, ele contou que a falta de agir ofensivamente mesmo sem ter a posse de bola é um dos pontos falhos nos trabalhos desenvolvidos pelos treinadores brasileiros.
– Eu concordo com o Jorge Jesus em uma questão. Me leva a refletir, pois nós temos, no Brasil, uma falta de movimentos ofensivos. Isso é muito claro. Temos essa falta no trabalho dos nossos treinadores e falo isso com a pureza da alma. O futebol brasileiro sempre foi muito estudado pelo ponto defensivo, mas no ofensivamente é o jogador que sempre resolve. Seja com seu talento ou com o improviso. Nisso ele realmente está certo, gente.