Flamengo arrecada cinco vezes mais que o Atlético no primeiro semestre

Rodolfo Landim em entrevista coletiva no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Dois dos principais postulantes a títulos e investidores no futebol brasileiro, Flamengo e Atlético-MG terão confronto direto neste sábado (30), quando disputarão uma “final antecipada” do Campeonato Brasileiro.

Enquanto dentro de campo a disputa se acirra e as equipes se aproximam em aproveitamento, nos bastidores a história é bem diferente. Entre as várias diferenças entre os clubes, a arrecadação é um dos pontos que mais desequilibra.

Para fazer uma breve comparação, o Mais Querido é quem mais consegue faturar lucros. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, o Flamengo acumulou um montante cinco vezes maior que o Galo, isso com o Rubro-Negro correndo com suas próprias pernas, sem contar com mecenas, como é o caso do time mineiro.

No tocante aos valores, o Fla acumula R$ 365 milhões nos primeiros seis meses deste ano, enquanto o Atlético somou R$ 72 milhões em receitas. Os números em questão incluem direitos de transmissão, patrocínios, associações e transferências de jogadores. As informações acima foram divulgadas inicialmente pelo jornalista Rodrigo Capelo.

Em entrevista ao Globo Esporte, Cesar Grafietti, economista que lidera o estudo do Itaú BRA sobre as finanças do futebol brasileiro, fez uma comparação entre os clubes, explicando que o fato de que o Flamengo possui um sistema mais orgânico atualmente o auxilia em sua manutenção.

— Os dois estão em fases diferentes de desenvolvimento. O Flamengo tem um projeto que já deu certo. Pode desandar, mas já deu certo. O Atlético-MG está em um projeto que conta com mecenas, que carrega dívida muito grande, mas que tem ativos não ligados a futebol para ajudar a pagar essa conta. Só vai dar para comparar os dois quando os projetos forem finalizados.

Com disparidades no extra-campo, Flamengo e Galo se encontrarão neste fim de semana, às 19h (horário de Brasília), no Maracanã. O confronto será transmitido exclusivamente pelo canal Premiere.