Após conhecer o campeão da Copa Libertadores da América no último fim de semana, a Conmebol já definiu a agenda da competição para o próximo ano. É importante lembrar que o próximo ciclo será tão corrido como este foi. Isso porque 2022 será ano de Copa do Mundo.
Devido às altas temperaturas do Qatar, sede da competição, as datas do evento foram alteradas para os meses de novembro e dezembro. Assim, todos os campeonatos nacionais e continentais deverão terminar até o início do mês em que a Copa acontecerá.
Para se adequar às datas FIFA, a Conmebol adiantou o início de seus torneios de clubes. Com isso, a Libertadores iniciará na segunda semana de fevereiro, quando acontecerão as fases preliminares, conhecidas como “pré-Libertadores”. Esta etapa irá até o dia 16 de março. Logo em seguida, no dia 23, a entidade realizará o sorteio da fase de grupos.
Com os grupos definidos, os confrontos desta fase ocorrerão entre as semanas do dia 06 de abril e 25 de maio. Só então, conheceremos os 16 clubes classificados para as fases eliminatórias do torneio continental.
As partidas válidas pelas oitavas de final acontecerão entre a última semana de junho e a primeira de julho. Os qualificados para a etapa seguinte se enfrentarão nas primeira semanas de agosto. As semifinais, por sua vez, acontecerão entre as semanas do dia 31 e agosto e do dia 07 de setembro.
Passadas todas estas fases, a competição terá seus dois finalistas definidos. A final da competição ocorrerá no dia 29 de outubro, em final única.