Na última segunda-feira (06), o Flamengo perdeu para o Santos e se despediu de sua torcida de forma bastante desagradável. A partida em questão também foi a última participação de parte do elenco titular na temporada de 2021.
Um dos titulares daquela noite foi David Luiz, o qual reconheceu o mal momento do Mais Querido e deu uma entrevista muito sincera após o jogo. As considerações do zagueiro, no entanto, não ficaram apenas na frente das câmeras.
Segundo o ge, um dos funcionários do clube afirmou que o defensor assumiu o protagonismo no vestiário. O jogador cobrou os companheiros e advertiu o grupo sobre o comportamento “relaxado” do elenco ao longo da temporada, passando também pela transferência de responsabilidade.
Os atletas presentes absorveram o discurso em silêncio, aceitando as críticas feitas pelo zagueiro, o qual não poupou as palavras e tocou nas feridas do time, indicando pontos os quais precisam ser melhorados. A informação é de que David Luiz foi educado, mas incisivo em suas falas e, sem mencionar nomes, fez com que todos entendessem as mensagens coletivos e direcionados.
Outro que também cobrou o elenco foi Maurício Souza, o qual foi bastante enérgico em suas observações no intervalo do jogo contra o Santos. Internamente, há um descontentamento com a forma relaxada com que parte do grupo conduziu os trabalhos ao longo do ano. O tom contestador passou do ponto e há uma insistência cansativa em sempre mencionar 2019 como exemplo em todas as situações.
Mais um ponto questionado por David Luiz foi de que os jogadores assumam responsabilidade nos momentos desagradáveis do time. Por muitas vezes, os técnicos anteriores e departamentos como o médico e a preparação física eram mais criticados pelos atletas do que dividiam o peso dos momentos difíceis.
Cabe destacar que os auxiliares técnicos anteriores também tiveram dificuldade de se imporem sobre o grupo. Dado o contexto, ainda que o discurso de David Luiz tenha sido duro, foi bem visto tanto pela diretoria como pelo elenco, e o perfil de liderança do zagueiro se destacou.
Por fim, vale lembrar que foi David quem mais se aproximou de Andreas após o erro fatal do meia na final da Libertadores. O defensor consolou o companheiro que apareceu em prantos em diversos momentos e ajudou para que ele retomasse sua confiança em campo.