Uefa e Conmebol negociam chance de volta de Copa Intercontinental

Nos últimos meses, Uefa e Conmebol vem se aproximando e buscando modos de cooperação entre as entidades. Um destes modos pode ser a reedição da Copa Intercontinental, que reuniria os campeões da Liga dos Campeões da Uefa e da Libertadores

Segundo o Uol Esporte e o GE, a volta do torneio (o antigo ‘Mundial Interclubes’ antes da Fifa oficializar seu certame) é um dos assuntos que a duas entidades querem discutir no futuro. A partida, que durante muito tempo deu a seu vencedor o título e status de ‘campeão mundial de clubes’ e conquistada por Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo, poderia ser retomada já a partir de 2023.

Não há maiores detalhes para se o torneio teria status semelhante ao que foi realizado entre 1960 e 2004 ou se seria um torneio amistoso. Mas já há movimentações para que também hajam certames entre os vencedores da Liga Europa e a Copa Sul-Americana e também da Libertadores e da Champions Feminina.

A possibilidade de volta da Copa Intercontinental seria mais um passo na cooperação maior entre Uefa e Conmebol. Nesta quarta-feira (15), as duas entidades anunciaram a chamada ‘Finalíssima’ entre os campeões da Copa América (Argentina) e Eurocopa (Itália), que terá sua primeira edição em 1/6/2022, em Londres. Este será o primeiro de três encontros entre os campeões dos torneios continentais de seleções, com os outros dois marcados para 2024 e 2028.

Há também a discussão de que a Uefa Nations League possa também ter os times da Conmebol na disputa da competição. A ideia seria de dividir os dez membros da entidade sul-americana entre as ligas já criadas pelo certame e com os confrontos intercontinentais acontecendo. A ideia de é promover maior interação de jogos entre os dois continentes.

A cooperação Uefa e Conmebol se estende em outros quesitos, como intercâmbio de arbitragem e também escritório conjunto a ser inaugurado no começo de 2022.

Retirado de: Torcedores