Ex-treinador da Roma, Paulo Fonseca reuniu sua equipe nesta semana na Itália, afirmou que está sendo procurado insistentemente pelo Flamengo, mas prefere esperar pelo mercado inglês. É bom treinador. Três vezes campeão ucraniano pelo Shakhtar, foi quinto e sétimo colocado em duas temporadas pela Roma. José Mourinho, com reforços, está em sexto lugar com o mesmo clube e no mesmo campeonato.
Paulo Sousa é, neste momento, o nome mais forte para assumir o Flamengo. Tem a ver com sua qualidade e cultura com treinador, embora sem enormes resultados. Foi campeão suíço pelo Basel na temporada 2014/15, época em que também terminou em segundo lugar a fase de grupos da Champions League, abaixo apenas do Real Madrid e acima do Liverpool, eliminado.
Aqueles Reds tinham Gerrard, Coutinho, Sterling e Balotelli em campo e Brendan Rodgers, como técnico. Como jogador, Paulo Sousa é uma lenda. Campeão mundial sub-20 em 1989, time de Luis Figo, transferência polêmica do Benfica para o Sporting, em 1993, campeão da Champions como volante refinado pela Juventus, em 1996, pelo Borussia Dortmund, em 1997.
Como treinador, passou por cinco clubes em sete anos. Foi quinto colocado da Série A pela Fiorentina, em 2016, décimo-segundo colocado na França com o Bordeaux, em 2020, eliminado na fase de grupos da Euro como treinador da Polônia, em último lugar na chave de Suécia, Espanha e Eslováquia — empatou com os espanhóis.
Mas classificou a Polônia para a repescagem das eliminatórias da Copa do Mundo. Será duro passar por Rússia e pelo vencedor de Suécia x República Tcheca. Duvidoso que largue a Polônia antes da repescagem. Em Portugal, aposta-se que sim. A seguir cenas dos próximos capítulos.
Retirado de: Globo Esporte