Discreto e atento aos sinais. É assim que Hugo Miguel Gonçalves Cajuda Souza é visto no mercado da bola. Formado em direito pela Universidade de Coimbra, em 2003, ele ingressou no futebol agenciando jogadores das divisões de base do Sporting Braga.
Notícias mais lidas:
Desde então, Hugo Cajuda não parou de crescer no mercado português e passou a agenciar as carreiras dos técnicos Abel Ferreira, Abel Xavier, Paulo Sousa, Pedro Martins, Ricardo Sá Pinto, entre outros.
Atualmente, a FIA Football Management & Consultancy gere a carreira de 150 profissionais entre jogadores e treinadores espalhados pelo mundo todo. Também presta serviço de consultoria a clubes e a outras agências parceiras.
Sediada em Lisboa, a agência está presente em clubes da Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Polônia, Portugal, Rússia e Ucrânia. Além disso, opera em países do Oriente Médio. Mas a maior parte das transações ocorre no Benfica, Braga, Porto e Sporting.
Aos 42 anos, Hugo Cajuda começou de forma despretensiosa a representar jogadores. Em 2006, cinco anos pendurar as chuteiras atuando pelo Braga, atendeu ao pedido do amigo Ricardo Sá Pinto para intermediar sua ida do Sporting para o Standard Liège.
Desde então, o agente percebeu que tinha capacidade para explorar os bastidores do futebol. Posteriormente, Hugo Cajuda foi o responsável por intermediar a negociação entre Middlesbrough e Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, por Abel Xavier.
Hugo Cajuda é filho de técnico da “velha guarda” de Portugal
Hugo Cajuda criou uma grande rede de relacionamentos com clubes portugueses e estrangeiros por intermédio de seu pai e técnico, Manuel Cajuda, que acumula passagens por clubes como Braga, Marítimo e Vitória de Guimarães.
Pouco a pouco, ele abriu mercado no exterior e foi responsável por levar seu pai para o futebol africano e asiático. Entre 2006 e 2021, por exemplo, Manuel Cajuda comandou equipes do Egito, Emirados Árabes, China e Tailândia.
Daí em diante, empresário passou a investir na contratação de observadores técnicos e analistas de desempenho que atuam na captação e na análise de mercado. Enquanto isso, Hugo Cajuda atua em busca do melhor negócio para seus agenciados.
O homem que hoje movimenta milhões nasceu em Olhão. Aos 18 anos, ele tentou a carreira de jogador ingressando nas categorias de base do Braga. O zagueiro de pouca qualidade técnica foi aconselhado por seu pai a pendurar as chuteiras para estudar. Deu certo.
Hugo Cajuda abastece clubes de menor investimento em Portugal
A FIA Football Management & Consultancy opera no futebol português ajudando clubes como Belenenses, Braga, Leixões, Marítimo, Olhanense. Vitória de Guimarães e União de Leiria a contratar jogadores, principalmente brasileiros, que não cabem nos orçamentos.
Até bem pouco tempo, Hugo Cajuda detinha 55% dos direitos econômicos do atacante Vitinha e 45% do zagueiro David Veiga, promessas do futebol português, que defendem o Braga. Valorizados no mercado, ambos podem trocar de clube na próxima janela de transferências.
Em 2020, ele conseguiu rouba-los do concorrente Bruno Macedo, empresário de Jorge Jesus, o direito de negociá-los na Europa. Desde então, o empresário vem oferecendo os atletas para equipes da Premier League entre elas Liverpool, Manchester City e Manchester United.
Retirado de: Torcedores