Prestes a iniciar sua trajetória no Flamengo, Paulo Sousa pretende pedir a contratação de reforços pontuais para o elenco. Pela forma como o treinador gosta de montar taticamente seus times, espera-se que o clube busque uma opção para uma posição crucial para o esquema de jogo do português: um goleiro que tenha qualidade para sair jogando com os pés.
Na Live do Flamengo, programa do UOL Esporte com as últimas novidades do Mengão no mercado da bola, os jornalistas Renato Maurício Prado e André Rocha avaliaram os possíveis nomes de goleiros que poderiam chegar ao Flamengo. Eles reforçam que a saída de bola com os pés é bem diferente daquela pensada por Fernando Diniz e que causa calafrios em muitos torcedores.
— Ele não é a favor da saidinha. Aquela coisa maluca do Fernando Diniz de trazer todo mundo para quase dentro da própria área para sair tocando dali. Isso o Paulo Sousa não faz, mas sim uma saída construída para sair da pressão, atrair o adversário e poder criar espaço nas costas. Isso é muito bem treinado, e é exatamente por isso que ele quer um goleiro que tenha mais qualidade, ressaltou Rocha.
Renato citou alguns candidatos com perfil que interessaria ao treinador.
— Acho muito legal vê-lo querendo um goleiro. Ele tem uma obsessão por começar o jogo pelo goleiro, com os pés. É um técnico adepto da saída de bola com toque, construindo desde o início, fazendo as triangulações para abrir espaços no adversário. Ele acha que o goleiro é fundamental e quer muito. Estuda-se a possibilidade de dois goleiros. Um deles é o Neto, que está no Barcelona e não tem chances lá, e o outro é o argentino [Agustín] Marchesín, do Porto, disse o colunista do UOL.
Rocha elogiou o argentino, reserva no clube português.
— O Marchesín joga eventualmente pelo Porto. Às vezes joga as copas e foi bem contra o Benfica. É um goleiro que sabe jogar com os pés. O objetivo principal é esse. O Paulo Sousa vê o goleiro como um cara a mais na saída de jogo. Se o adversário vier pressionar com três homens, tem o goleiro para haver uma superioridade numérica e ter sempre alguém livre. Isso tem que ser bem treinado, destacou.
O colunista do UOL frisou que Diego Alves, que sofreu na última temporada com seguidos problemas físicos, deve perder espaço na equipe.
— Diego Alves até sabe jogar com os pés, mas está com muito desgaste. Em alguns momentos, com o jogo mais igual, ele sentia, de tanto bater na bola, porque está em reta final de carreira. Esses dois goleiros não são jovens: Neto tem 32 anos e o Marchesín, 34. São experientes e vai haver um grande rodízio com o Hugo, com potencial para evoluir e até virar titular no futuro, apontou.
Renato vê a passagem de Diego Alves pela Gávea perto do fim.
— Ele vem enfrentando seguidos problemas musculares. A tendência dele é sair do Flamengo a médio prazo. Tomara que o clube consiga trazer um desses dois goleiros. Eles são muito bons, e o Marchesín me parece ser até melhor do que o Neto, finalizou.
Retirado de: UOL