Conhecido mundialmente pela qualidade de suas categorias de base, o Flamengo é procurado por diversos clubes para a contratação de Garotos do Ninho. Nos últimos anos, o clube da Gávea negociou algumas de suas principais promessas para equipes que demonstraram interesse neles.
No entanto, nem todos tiveram as mesmas oportunidades. Parte destes jovens se destacaram e hoje até mesmo defendem a Seleção Brasileira. Porém, outros tomaram rumos diferentes e estão em um momento um pouco menos expressivo.
Dada a diversidade de cenários, a equipe de GaveaNews.com preparou um compilado sobre as atuais situações de parte dos crias da base do Flamengo. Confira a lista abaixo:
Vinícius Júnior
Negociado ao Real Madrid em julho de 2018, Vini passou por momentos complicados em sua adaptação ao futebol europeu. No entanto, o atacante conseguiu se adequar à sua nova realidade e agora é um dos principais nomes do esporte no mundo. O sucesso do jovem, aliás, o rendeu convocações à Seleção Brasileira com apenas 21. Com este contexto, o atleta figura entre os jogadores mais valiosos do planeta.
Lucas Paquetá
Paquetá foi mais um dos que teve dificuldades ao se adaptar a um time europeu. O meia foi negociado ao Milan no início de 2019, mas não se sobressaiu na Itália. Seu potencial foi atingido mesmo em 2020, quando foi negociado ao Lyon. Agora, o atleta é destaque do futebol francês e está na mira do PSG. Vale lembrar também que o jogador é titular do time de Tite na Seleção Brasileira.
Reinier
Vendido após os dois jogadores citados acima, Reinier também deixou o Flamengo como uma grande promessa. O jovem atacante foi notado na temporada mágica de 2019 e também foi comprado pelo Real Madrid. Contudo, ele ainda não se firmou em uma equipe e está emprestado ao Borussia Dortmund, onde não tem recebido muitas oportunidades.
Vinícius Souza
O volante deixou o Flamengo em outubro de 2020, quando foi negociado ao Lommel SK, da Bélgica. Por lá, o jogador conseguiu bastante reconhecimento, sendo eleito o melhor atleta em campo cinco vezes no campeonato local. Nesta temporada, o meia foi emprestado ao também belga Mechelen, onde já disputou 20 jogos, marcando um gol e dando uma assistência.
Jean Lucas
Após deixar a base do Flamengo e ser emprestado ao Santos, o meia rumou ao futebol francês, onde já defendeu três equipes. Seu primeiro destino foi o Lyon, atual time de Paquetá. Em seguida, ele foi cedido ao Brest. Nesta temporada, porém, o jogador foi emprestado ao Mônaco, onde já disputou 22 jogos, o maior número em um ciclo desde sua chegada na França.