Na última quarta-feira (23), o Flamengo visitou o Botafogo e o venceu por 3 a 1. Com este resultado, o Mais Querido retomou a vice-liderança na tabela de classificação, com saldo de 19 pontos.
Um dos destaques positivos da partida foi Gabigol, que conseguiu contribuiu para o grupo ofensiva e defensivamente. Logo após o confronto, na entrevista pós-jogo, Paulo Sousa falou sobre as instruções dadas ao camisa 9 visando o suporte ao setor defensivo, elogiando a evolução do atacante.
— Eles as teve hoje mais uma vez, e isso é salutar porque não é só a linha defensiva que defende mais o goleiro. Não é só o volante que filtra o jogo, temos que ter um bloco defensivo, e a primeira linha de pressão é importante. Sabemos que há jogadores que têm mais dificuldades para manter processos intensos sem bola, mas temos que melhorar como hoje. Mesmo quando estamos cansados, e isso fizemos. E todos eles tiveram disponibilidade grande de pressão e de chegar aos posicionamentos quando estavam cansados.
Com visível superioridade sobre o rival, o Flamengo não mostrou grandes dificuldades para vencer o clássico. O time mostrou evolução na recomposição, cadenciou a partida e não deu chances ao adversário de crescer no jogo.
Um ponto cobrado pela torcida também foi sanado no confronto. A intensidade do grupo, que os espectadores viam diminuir no decorrer das partidas, foi mantida nos dois tempo de jogo.
Assim, Pedro e Gabi abriram uma boa vantagem no primeiro tempo, balançando a rede do Botafogo. Já na segunda metade da partida, após mais de um minuto de troca de passes dos atletas da Gávea, Arrascaeta lançou a bola de fora da área e marcou o terceiro gol rubro-negro.
Depois de levar mais três pontos para casa e manter sua invencibilidade sobre o rival, o Flamengo volta a campo no domingo (27), quando enfrentará o Resende pela 9ª rodada da Taça Guanabara. A partida ocorrerá às 16h (horário de Brasília), também no Nilton Santos.